Vinha e Vinho
Produtores
CVR Alentejana
Rota dos Vinhos do Alentejo
Prova de Vinhos
Concursos e Pontuações
Imprensa
Notícias
Vídeos
Brochuras
Parceiros e outras Entidades

Pesquisa

Área Reservada

Newsletter



3ª edição do Concurso "O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil"
2016-07-29

3ª edição do Concurso


Paralelamente às provas anuais a realizar em quatro cidades brasileiras, a CVRA irá aproveitar para dar início à 1ª etapa da 3ª edição do Concurso "O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil"




Baseada num workshop dirigido pelo crítico de vinhos brasileiro Alexandre Lalas, nesta 1ª etapa serão apresentados alguns dos conceitos-chave da região do Alentejo, como o seu historial, terroir e perfil dos vinhos. De seguida, os concorrentes participarão numa prova de vinhos onde serão convidados a aferir as caraterísticas singulares e finalizarão respondendo a um exame escrito. Dessa etapa resultará o apuramento de 2 representantes de cada cidade, perfazendo um total de 8 finalistas que viajarão até Portugal, no início de 2017, onde irão conhecer de perto a realidade e as especificidades da região alentejana, e terminarão com a concretização de uma prova final que determinará o vencedor.

Estas provas bem como o Concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil” inserem-se no quadro de iniciativas da CVRA para a promoção externa dos Vinhos do Alentejo naquele que é um dos mercados prioritários.

 

Inscrições: Clique aqui

 

 

 

O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (46,4%) quer em valor (45,0%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG. Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 20 670,68 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 14 698 hectares.

_____________________________________________________

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua actividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.




        
Notícias