Vinha e Vinho
Produtores
CVR Alentejana
Rota dos Vinhos do Alentejo
Prova de Vinhos
Concursos e Pontuações
Imprensa
Notícias
Vídeos
Brochuras
Parceiros

Pesquisa

Área Reservada

Newsletter



Inscrições Concurso “Melhor Restaurante” até 6 Julho
2015-06-30

Inscrições Concurso “Melhor Restaurante” até 6 Julho

- Inscrições abertas até ao dia 6 de julho

- Organizado pela CVRA e Casa do Azeite é aberto a todos os restaurantes do país

- Iniciativa pretende incentivar a dieta mediterrânica como arte de viver

- Os prémios serão entregues no evento “Grande Prova Mediterrânica – Azeites e Vinhos do Alentejo”, no CCB

 

 

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e a Casa do Azeite apelam à inscrição de todos os restaurantes do país desafiando-os a darem a conhecer as suas receitas com base na dieta mediterrânica até ao próximo dia 6 de julho, no âmbito da 1ª edição do Concurso “Melhor Restaurante de Portugal 2015”.

 

As inscrições devem ser formalizadas através do email inscricoes@vinhosdoalentejo.pt, e serão analisadas para eleição dos seis melhores restaurantes/menus. Os seis finalistas do concurso serão visitados pelo júri, sob a forma de anonimato, sem qualquer marcação ou aviso prévio, de forma a avaliar a qualidade do menu preparado, o serviço e a capacidade de informar os clientes sobre os produtos dos parceiros envolvidos e os principais conceitos e vantagens da dieta mediterrânica. O anúncio do vencedor do “Melhor Restaurante Mediterrânico”, bem como do 2.º e 3.º classificado, será feito durante o mês de julho de 2015. A entrega dos prémios terá lugar durante o mês de outubro de 2015, em cerimónia pública que integrará o programa da “Grande Prova Mediterrânica – Azeites e Vinhos do Alentejo”, evento anualmente realizado por estas instituições em Lisboa.

 

 Um dos critérios pressupõe que sejam submetidos a concurso menus de degustação que combinem vinhos e azeites em pratos que cumpram os parâmetros definidos na dieta mediterrânica. O concurso está aberto à participação de restaurantes de todo o país. A análise das propostas dos restaurantes candidatos para a eleição dos seis finalistas será feita por um júri composto por cinco membros: um jornalista de vinhos, um jornalista de gastronomia, um representante da CVRA, um representante da Casa do Azeite e um especialista em dieta mediterrânica/representante da Associação Portuguesa de Nutricionistas.

  

De entre os vários tipos de restaurantes, a organização irá aceitar três categorias a concurso. São elas a “cozinha de autor” - restauração moderna, com cozinha, atmosfera e serviço sofisticados, recorrendo a produtos de qualidade máxima; a “cozinha gastronómica” – espaço de cozinha contemporânea e de autor, recorrendo a produtos de qualidade máxima; e a “cozinha tradicional” – espaços reconhecidos pela qualidade e autenticidade da gastronomia regional.

 

O regulamento do Concurso pode ser descarregado neste link

 

O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (44,7%) quer em valor (45,5%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG. Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 20 670,68 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 14 437,15 hectares.

 

 _____________________________________________

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua actividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.



        
Notícias