PT
EN

Quinta da Fonte Souto Branco


Ano: 2017
Castas: 75% Arinto e 25% Verdelho
Estágio: 60% do lote fermentou e estagiou 8 meses em barricas novas de 500 l em contacto com as borras finas (carvalho francês e da Europa Central e acácia).
Engarrafado: Abril de 2018.
Guarda & Consumo:  Pronto a consumir, mas com bom potencial de envelhecimento.
 

Notas de Prova

Belíssima cor palha-ouro luminosa. Aroma expressivo de madressilva com discretas notas amanteigadas. A madeira muito
bem integrada revela-se em delicados apontamentos de baunilha. Na boca, revela fruto límpido e preciso, com notas suculentas de ameixa branca em contraponto ao pano de fundo cítrico. Conjunto muito harmonioso e prazenteiro que demonstra boa evolução em garrafa.
 

Vinificação

As uvas são vindimadas para caixas pequenas e rececionadas na adega da propriedade. À triagem manual segue-se o desengace e um esmagamento suave depois do qual as uvas são transferidas para uma prensa pneumática onde são prensadas a baixa pressão. A fermentação arranca em cubas de inox, mas imediatamente após o início da fermentação alcoólica, parte dos mostos são transferidos para barricas de carvalho de 500 l — esta maior capacidade permite minimizar o impacto da madeira sobre a componente aromática. Pretende-se uma maior incorporação de borras ‘finas’ com vista à produção de vinhos com maior complexidade aromática e volume de boca. Os mostos são mantidos em contacto com as borras de fermentação com recurso a bâtonnage frequente, de modo a promover a extração dos compostos libertados, os quais conferem volume e untuosidade que equilibram muito bem com a acidez natural das uvas da Serra de São Mamede.
 

Enologia

Charles Symington, Pedro Correia e José Daniel Soares, enólogo residente na propriedade.
 

Análises

Álcool: 14,3% vol.
Acidez volátil: 0,4 g/L (em ác. acético)
Acidez total: 6,5 g/L (em ác. tartárico)
pH: 3,3
Açucares totais (glu+frut): 0,9 g/l
Informação alergénios: Contém sulfitos

 
  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2023