PT
EN

Monsaraz Gold Edition Tinto


Ano: 2017
Designação: DOC Alentejo
Castas: Alicante Bouschet (50%) - Syrah ( 25% ) - Touriga Nacional ( 25% )

Vinificação: Após a seleção das uvas nas vinhas dos nossos associados, procede-se à vindima manual daquela que será a matéria-prima deste vinho. Chegadas à adega são descarregadas e imediatamente desengaçadas e esmagadas, seguidas de maceração pré-fermentativa de 48h e fermentação alcoólica a 23-26ºC com recurso a remontagem e delestage, maceração total de 15 dias.
Estágio: Estágio em barricas novas de carvalho francês durante 18 meses. Após engarrafamento o vinho estagia em garrafa durante 6 meses na nossa cave.
 

Notas de Prova

Cor: Vinho de aspecto cristalino, cor ruby opaco.
Aroma: Com grande profundidade aromática, sugerindo frutos pretos maduros, especiarias e cacau envolto em notas florais.
Paladar: Estruturado, intenso e envolvente com taninos robustos que lhe garante um final agradável e de excelente persistência.
 
Consumo: As garrafas devem repousar deitadas, com o vinho em contacto com a rolha, em local fresco (cerca de 12ºC) e com alguma humidade (75% de humidade relativa). Estas condições deverão manter-se constantes durante todo o ano. Este vinho poderá ser consumido de imediato ou, se preferir, poderá deixá-lo estagiar 7 a 10 anos. Deverá ser consumido à temperatura de 16ºC a 18ºC.
Gastronomia: Acompanha com pratos típicos alentejanos como migas ou ensopado de borrego, caça, carnes vermelhas, enchidos e queijos de cura.
 

Análises

Grau alcoólico: 15% vol.
Acidez total: 5,7 g/l
pH: 3,69
Açúcares redutores: 0,6 g/l


Enologia: Rui Veladas e Tiago Garcia

 
  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2021