PT
EN

Artefacto Branco

O Projeto

Fundada em 2007, a Luis Duarte Vinhos é um negócio familiar gerido pelo enólogo Luis Duarte e sua mulher, Dora Simões. Tem a sua sede na propriedade Monte do Carrapatelo, situada na sub-região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, a sul de Portugal.
 
Com 10 hectares de vinha, a propriedade goza de um clima mediterrânico continental, caracterizado por verões muito quentes e secos, mas com amplitude térmica diária assinalável, o que fomenta a retenção de ácidos nas uvas, para além do desenvolvimento dos aromas. Os invernos são frios e rigorosos e é nesta estação do ano que se concentram a maior parte das chuvas. Os solos são predominantemente limosos, garantindo boa retenção de água, fundamental para as videiras durante os meses de verão. Toda a viticultura é regida por práticas sustentáveis, com intervenções culturais criteriosamente adaptadas a cada casta e a cada parcela. Todas as vinhas foram plantadas em 2004.
 

O Vinho

Castas: Antão Vaz, Arinto e Roupeiro

Vinificação: As uvas provenientes de vinhas velhas foram cuidadosamente transportadas para a adega, onde foram de imediato prensadas suavemente utilizando uma prensa pneumática. Após prensagem seguiu-se uma decantação durante aproximadamente 48 horas a 10ºC. A fermentação decorreu a temperatura controlada em cubas de aço inoxidável com temperatura controlada. O vinho foi estabilizado, filtrado e engarrafado jovem, de forma a manter o seu caráter límpido e fresco.
 
Prova: De aspeto límpido e brilhante, apresenta cor amarela brilhante, muito leve. No nariz apresenta aroma delicado com notas de fruta branca. Estruturado e com bom volume de boca, transmite boa frescura e tem um final de boca persistente. 
 
Temperatura de serviço: 10–12 ºC
Sugestões de acompanhamento: Ideal com marisco, pratos de massa, carnes brancas e queijos suaves.
 
Enólogo: Luís Duarte
 

Parâmetros analíticos

Álcool: 13% vol.
Acidez total: 4,7 g/L
pH: 3,29
Acidez Volátil: 0,36 g/L
 

 
  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2019