PT
EN
  Notícias  
19.08.2019
Vinhos alentejanos com sabores e música cariocas a céu aberto no Rio de Janeiro

A ponte cultural entre a exuberante paisagem vinícola do Alentejo e as cores da gastronomia carioca está formada. O evento Vinhos do Alentejo no Downtown levará 14 grandes produtores e cerca de 100 rótulos da maior região vitivinícola de Portugal à Praça Central do shopping a céu aberto, na Barra da Tijuca, nos dias 13 e 14 de setembro, sexta-feira, das 16h à meia-noite; e sábado, do meio-dia à meia-noite.
 
Serão dois dias de festa com shows, bate-papos, palestras e entrada franca, onde o público poderá desfrutar a alma dos vinhos alentejanos, em taças ou garrafas a preços promocionais, e harmonizá-los com os pratos e petiscos de alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade, incluindo as delícias portuguesas. A compra da taça do evento por R$ 20 dará direito a uma primeira degustação grátis, à escolha.
 
Para a alegria dos ouvidos, o cantor e compositor Pedro Miranda, um dos maiores nomes do samba e da nova geração da MPB, fará o show principal de sábado. O carioca Rafael Garcia, cantor que investiga as relações entre as músicas de Brasil e Portugal, tocará nos dois dias do evento. Toda a área de público, palco e expositores estará coberta, garantindo proteção a todos em caso de chuva.
 
O Vinhos do Alentejo no Downtown é uma organização da Essência do Vinho e Revista de Vinhos, com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), em parceria com o Shopping Downtown e a curadoria dos jornalistas especializados Alexandre Lalas, Juarez Becoza e Pedro Landim.

 

Programação

Vinícolas presentes: Carmim - Reguengos / Cartuxa - Fundação Eugénio de Almeida / Casa Relvas / Comenda Grande / Cortes de Cima / Esporão / Herdade do Peso / Herdade dos Coteis / HMR - Docwine / João Portugal Ramos / José
Maria da Fonseca / Monte da Capela / Quinta do Zambujeiro / Vinhos Folha do Meio - Alto da Capela
 
Para comer:
Aconchego Carioca / Alda Maria Doces Portugueses / Bar da Frente / Frederic De Maeyer Epicerie / La Carioca Cevicheria / Massa + Ella / Miam Miam / Mil Frutas / Pavão Azul / Queijo com Prosa / Velho Adonis
 
Shows e palestras:
Sexta-feira, dia 13/09:
20h: Bate-papo sobre Vinhos do Alentejo: enoturismo, gastronomia e sustentabilidade. Maria Amélia Vaz da Silva, diretora de marketing da CVRA; Alexandre Lalas, jornalista e crítico de vinhos; Luciana Fróes, jornalista de gastronomia; e Nuno Pires, diretor da Revista de Vinhos.
21h: Show com o músico carioca Rafael Garcia: 'Quando o samba encontra o fado'.
 
Sábado, dia 14/09:
16h: Palestra 'Arinto, a eletricidade do Alentejo'. Conheça mais sobre a casta que empresta frescor e tensão aos brancos alentejanos. Com Alexandre Lalas.
18h: Palestra 'Elegância x Potência: os dois lados do Alentejo'. Dos delicados aos robustos. Entenda porque no Alentejo todos os estilos se encontram. Com Alexandre Lalas.
19h: Show com Rafael Garcia: 'Quando o samba encontra o fado'.
21h: Show de samba e MPB com o músico e cantor Pedro Miranda.
 
Horários:
Vinhos do Alentejo no Downtown: Av. das Américas, 500. Barra da Tijuca. Dias 13 e 14 de setembro. Sexta-feira, das 16h à 0h; Sábado, das 12h à 0h. Entrada Franca.

 
  Voltar
  Partilhar
Vinhos do Alentejo 2023