PT
EN
  Notícias  
14.03.2019
Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo vence prémio “Mais Alqueva, Mais Valor”

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo foi distinguido nos prémios “Mais Alqueva, Mais Valor”, na categoria “+ UTILIZAÇÃO”. Os vencedores foram conhecidos num evento realizado no auditório da EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva).
 
Os prémios “Mais Alqueva, Mais Valor” têm como principal objetivo promover, reconhecer e dar visibilidade às empresas e instituições que têm iniciativas que contribuem para uma utilização eficiente de vários recursos, sendo um dos principais a água. A atribuição destes prémios têm, ao mesmo tempo, em conta o trabalho de sensibilização para práticas sustentáveis feita por estas empresas ou instituições vencedoras face a outras entidades que se encontram inseridas em torno do Alqueva.
 
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana) viu o seu PSVA distinguido nestes prémios na categoria “+ UTILIZAÇÃO”.

Esta é uma categoria que pretende distinguir entidades não empresariais que promovem práticas sustentáveis no âmbito social e ambiental, com destaque para o uso sustentável da água. Os critérios de avaliação das iniciativas passaram por uma avaliação dos resultados obtidos, divulgação do projeto e replicabilidade do mesmo.
 
O PSVA é um programa pioneiro em Portugal, liderado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), com o objetivo de melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, com redução de custos e desperdícios, proteção do meio ambiente e melhoria do bem-estar da sociedade em geral. Iniciado em 2014, conta com 357 membros que representam 36% da superfície de vinha e 63% da produção de vinho da região vitivinícola do Alentejo.
 
Para Francisco Mateus, Presidente da CVRA “é com um enorme orgulho e satisfação que temos vindo a assistir aos resultados conseguidos através da implementação do Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. Ao mesmo tempo, sabemos que estes reconhecimentos têm acontecido devido a toda a dedicação e esforço que o Eng.º João Barroso, responsável pelo PSVA, tem tido para com este projeto. Resta-nos continuar o trabalho que tão bem temos vindo a desenvolver até aqui para motivarmos e incentivarmos mais produtores a aderir a este projeto.”


 
O PSVA através da sugestão de boas práticas já contribuiu para reduzir em 30% o consumo de energia em vários produtores e reduziu o consumo de água nas atividades vinícolas em cerca de 20%. Contribuiu para o aumento das taxas de reciclagem e promove a economia circular com 38% dos membros a converter os seus resíduos orgânicos em composto para aplicação como fertilizante nos campos. 43% dos membros tem planos de gestão de rega, o que lhes permite um uso de água muito mais eficiente, bem como 62% dos membros monitorizam o consumo de água. Ao nível dos colaboradores, 33% dos membros já criaram um grupo dedicado à sustentabilidade nas suas empresas.


 
  Voltar
  Partilhar
Vinhos do Alentejo 2019