PT
EN
  Notícias  
09.11.2021
Região Vitivinícola Alentejana celebra a tradição ancestral dos Vinhos de Talha
A Região Vitivinícola Alentejana é paragem obrigatória durante os meses de novembro e dezembro, período em que tradicionalmente ocorre a abertura das talhas e se cruza este vinho ancestral com os sabores tradicionais do Magusto. A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) reuniu alguma das opções disponíveis para que a região esteja na agenda de todos os que apreciam um dos ex-líbris da região e de Portugal: o Vinho de Talha.   

Portugal, mais precisamente o Alentejo, é um dos únicos lugares no mundo a mante a tradição da talha, tendo preservado até aos dias de hoje o processo de vinificação desenvolvido pelos Romanos há mais de dois mil anos. Este vinho, que faz parte do ADN do Alentejo, distingue-se essencialmente pelo facto de fermentar de modo ancestral e espontâneo na talha – através do contacto com o barro –, ao invés de em cubas, o que lhe confere características únicas.    

Amphora Wine Day – Cuba   

No próximo sábado, dia 13 de novembro, o Alentejo convida a recuar mais de 2 mil anos e celebrar a tradição ancestral dos Vinhos de Talha com produtores de todo o mundo. A iniciativa, o “Amphora Wine Day” está agendada para as 14h00 na Herdade do Rocim (Estrada Nacional 387, 7940-909 Cuba).  

O “Amphora Wine Day” tem a assinatura da Herdade do Rocim e da CVRA e reúne anualmente, desde 2018, mais de mil curiosos pela tradição ancestral dos Vinhos de Talha, celebrando em simultâneo a prática milenar de vinificação e o S. Martinho, época tradicionalmente associada a este tipo de vinho, na qual produtores e famílias se juntam para o emblemático momento da abertura das talhas.   

Festa da Vinha e do Vinho – Borba  

Entre os dias 10 e 14 de novembro, desta quarta-feira a domingo, a cidade de Borba vai ser palco da Festa da Vinha e do Vinho (Pavilhão de Eventos de Borba), uma iniciativa que cruza a gastronomia alentejana com a tradição milenar do Vinho de Talha e que garante animação, artesanato, diferentes opções gastronómicas e, claro, provas de vinho.  

O certame é da responsabilidade do Município de Borba, em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a CVRA e a ATEVA – Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo.  

Mês do Vinho – Vidigueira   

A Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba e Alvito está a promover o “Mês do Vinho” que, durante quatro fins de semana, tem vindo a desenvolver diferentes iniciativas nas quais o vinho é rei.   

Na próxima quinta-feira, dia 11 de novembro, das 17h00 às 20h00, o espaço de enoturismo Casa das Talhas (Bairro Industrial, 7960-305 Vidigueira) vai receber o evento “Magusto na Adega” que junta petiscos regionais à arte de produzir Vinho de Talha. A animação da iniciativa está a cargo do grupo “Oh Laurinda”.  

Já no dia 26 de novembro é o lançamento do vinho “VDG TANNAT”, que vai decorrer nas Lojas da Adega de Vidigueira (Bairro Industrial, 7960-305 Vidigueira) e de Castro Verde (Praça Adriano Correia Oliveira, nº 12, 7780-133 Castro Verde), entre as 15h00 e as 19h00.  

As atividades do Mês do Vinho terminam com chave de ouro, a 11 de dezembro com o evento TALHA DOC. A iniciativa arranca com uma conferência sobre a tradição da talha e termina com uma mostra e prova de Vinhos de Talha certificados pela CVRA.  

Vitafrades 2021 – Vila de Frades  

O Vitifrades, ou também conhecido como “Festas Báquicas” é já uma tradição do Alentejo, nesta época. Com mais de 20 anos, este é um evento de promoção do Vinho de Talha, que decorre em Vila de Frades, considerada a capital deste tipo de vinho.   

Este ano, as festividades que estão agendadas para os dias 10, 11 e 12 de dezembro e, organizados pela Associação de Desenvolvimento Local Vitafrades, pretendem promover o Vinho da Talha no Alentejo e no país.

 
  Voltar
  Partilhar
Vinhos do Alentejo 2022