PT
EN
  Notícias  
18.03.2022
Pós-Graduação em Enoturismo - regime B-Learning: candidaturas abertas

A Pós-Graduação em Enoturismo resulta da parceria entre o Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS; ESAE; ESTG), Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (Turismo de Portugal), Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Comissão Vitivinícola da Região Alentejana (CVRA), com o apoio da Agência Regional de Promoção Externa do Alentejo e da Comissão de Coordenação Regional do Alentejo (CCDR).

Enquadramento:

Vinho e turismo são setores de elevada importância para a economia nacional e que poderão conjugar os seus produtos na criação de experiências diferenciadoras que contribuam para o desenvolvimento de produtos sustentáveis com impacto no desenvolvimento regional.

Portugal assume já um papel de destaque internacional na produção de vinhos, mas não é ainda um destino de Enoturismo de referência mundial. Porém, nos últimos anos, têm surgido diversos projetos nesta área com capacidade de atrair visitantes para zonas de menor densidade turística e em épocas baixas.

Sendo o Enoturismo reconhecido como uma prioridade para o desenvolvimento turístico do país, importa investir na capacitação dos agentes e na sua formação, conjugando conhecimentos nas áreas do turismo e da vitivinicultura, que culminem na criação de produtos exclusivos dirigidos a segmentos de mercado que valorizem não só o vinho, mas também a identidade social e cultural das regiões onde se inserem estes projetos. A ligação à gastronomia regional deverá ser potenciada, no sentido de se criarem itinerários gastro/enológicos que assentem na exclusividade das regiões, na beleza das suas paisagens e na autenticidade das experiências que oferecem.

O Alentejo é uma região consolidada em termos de produção de vinho e com vários projetos de Enoturismo de elevada qualidade, palco de experiências diferenciadoras e sustentáveis, que serão alvo de visitas de estudo no âmbito deste curso.
A metodologia de b-learning adoptada para este curso, possibilitará o contacto presencial com as componentes mais sensoriais do curso e o conhecimento in loco de projetos emblemáticos de Enoturismo, a par com aulas e seminários a distância em horário pós-laboral.

Para que a frequência deste curso seja um momento de partilha de experiências e de conhecimentos enriquecedor, a formação estará a cargo de professores do Instituto Politécnico de Portalegre mas também de empresários e profissionais com vasta experiência e conhecimentos no setor Vitivinícola e do Turismo regional e nacional. 
 
Finalidade:

- Dotar os formandos de conhecimentos sobre vinho, turismo e Enoturismo, que lhes permitam desenvolver projetos inovadores de Enoturismo;
- Complementar os conhecimentos teóricos e práticos de profissionais que já desenvolvam as suas atividades na área do vinho ou do Enoturismo;
- Proporcionar uma formação multidisciplinar que contribua para a aquisição ou aprofundamento de conhecimentos nas áreas da produção do vinho, do turismo, da gestão, do marketing, do empreendedorismo, do comportamento do consumidor, da história e da geografia das regiões vinícolas.
- Promover o conhecimento do Enoturismo em Portugal e no Mundo e o seu contributo para o desenvolvimento dos destinos;
- Potenciar a ligação entre o vinho e a gastronomia na criação de rotas, eventos e projetos diferenciadores e assentes nas características únicas das regiões onde se inserem;
- Articular a formação de cariz mais teórico com formação prática (provas sensoriais, seminários) e visitas de estudo que permitam conhecer in loco projetos inovadores de Enoturismo;
- Dotar os formandos de competências para organizar eventos vínicos e dinamizar a fruição turística de espaços de produção de vinho.
 
Destinatários:
- Empresários do mundo do vinho;
- Gestores e colaboradores de empresas enoturísticas;
- Profissionais relacionados com a hotelaria e o turismo;
- Todos os interessados na área da vinha, do vinho e do turismo.
Regime de funcionamento B-Learning: duas aulas semanais online em horário pós-laboral e uma aula prática/visita de estudo mensal (regime presencial)
 
Calendarização:
Período de Candidaturas – on-line– 07 a 31 de março
Afixação dos resultados provisórios – 4 abril
Período de Reclamações – até 6 abril
Afixação dos Resultados Definitivos – 8 abril
Matrículas – data a definir posteriormente
 
Organização/Duração/Funcionamento do Curso:
Duração – 9 meses (interrupção nas férias de verão)
Início do Curso – 19 abril (Aula Inaugural on-line às 18 horas)
Horário –  2 aulas por semana (horário pós-laboral – on-line)
Seminários e visitas de estudo presenciais (45 h)
 
Emolumentos e Propinas:
Propina Total – 900 Euros (podendo ser paga em 9 prestações mensais de 100 euros cada)
Disponíveis 4 Bolsas de Estudo (no valor da propina) para formandos desempregados

Mais informação:
Dora Gonçalves (gci.esae@ipportalegre.pt)
https://www.ipportalegre.pt/pt/oferta-formativa/pos-graduacao-enoturismo

 
  Voltar
  Partilhar
Vinhos do Alentejo 2024