PT
EN
  Notícias  
08.02.2019
Jean Stelmach é “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2019”
Jean Stelmach é o grande vencedor da 6ª edição do concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”, promovido pela CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, cuja finalíssima decorreu esta sexta-feira, no hotel Mar D’Ar Muralhas, em Évora. 

Após um teste teórico sobre a região alentejana e os seus vinhos, os oito finalistas da competição protagonizaram um exame prático de simulação de serviço de vinhos alentejanos em contexto de restaurante, momento em que tiveram que responder directamente às questões dos “clientes” e jurados Francisco Mateus (presidente da CVRA), Alexandre Lalas (jornalista e crítico de vinhos brasileiro) e Rodolfo Tristão (Director de Vinho do grupo José Avillez).

A primeira etapa do concurso decorreu nas cidades brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis. Em formato workshop, diferentes participantes tiveram acesso a um conjunto de informações acerca dos vinhos e da região do Alentejo, tendo de seguida aferido conhecimentos num primeiro teste teórico.
Daí resultaram dois vencedores por cidade. Já em Portugal, os oito finalistas tiveram oportunidade de conhecer in loco diferentes realidades dos vinhos alentejanos, tendo cumprido um périplo de uma semana pela região.
O percurso culminou com a grande final, disputada por Cláudio Madeira, Itane Borges, Jose Luiz Neto Perna, Alexandre Takei, Paulo Limarque, Neri Bonacina e Elvis Baltar.

Este é um concurso anual que os Vinhos do Alentejo promoveram pela primeira vez em 2014. É uma iniciativa que torna ainda mais próxima a relação que existe entre o Alentejo e o Brasil. Tendo sido este o país para onde os Vinhos do Alentejo mais exportaram em 2018, é importante contar com profissionais que conheçam as especificidades e características dos mesmos. 



 
  Voltar
  Partilhar
Vinhos do Alentejo 2019