PT
EN
  Notícias  
18.11.2021
Confraria dos Enófilos do Alentejo - 30 anos a defender o vinho da região
No próximo sábado, 20 de novembro a Confraria dos Enófilos do Alentejo (CEA), está de parabéns ao comemorar o seu 30º aniversário. Nascida em 1991, o seu objetivo sempre foi apostar na divulgação da vinha e do vinho do Alentejo, abrangendo fundamentalmente as suas vertentes históricas e culturais, mas igualmente as económico-sociais e outras.

A Confraria desenvolve regularmente diversas atividades, das quais se destaca o seu concurso de vinhos, evento marcante no calendário vínico nacional. Em 2020 realizou-se a sua oitava edição, já que em 2021 e devido à pandemia, o Concurso Melhores Vinhos do Alentejo não se realizou.

Cândida Vacas de Carvalho, juiz da Mesa (o equivalente a Presidente da Direção), diz que «a Confraria tem a honra de defender o Alentejo, a pureza e extraordinária qualidade dos seus vinhos. Simultaneamente o Concurso que organizamos tem como objetivo premiar, não só a qualidade do vinho produzido no Alentejo, mas também dar a conhecer aos consumidores uma nova geração de enólogos e produtores.»

As comemorações do 30ª aniversário começam com uma palestra no Palácio D. Manuel, em Évora em que o historiador José António Falcão, abordará o tema «Da Vide ao Vinho – Imagens, Mitos e Símbolos.». Segue-se uma visita ao Monte da  Comenda Agro Turismo Ldª., em Arraiolos, que integra um almoço na propriedade.

As comemorações prosseguem com a realização do II Grão Capítulo da Confraria, com a eleição de novos dirigentes, seguindo-se uma missa na Igreja do Hotel Convento do Espinheiro, após a qual se realiza a Entronização de novos confrades e por último o jantar de encerramento que decorrerá no Hotel Convento do Espinheiro.
Os símbolos desta Confraria são o tradicional Capote Alentejano, com o chapéu abeiro, bem como a insígnia, emblema e o estandarte.
 
Notas - A Confraria dos Enófilos do Alentejo foi formalmente constituída, por escritura pública lavrada no Palácio D. Manuel em Évora, a 29 de Junho de 1991, tendo apadrinhado o ato o Eng.º João Carvalho Ghira, como Grão Mestre da Colegiada dos Enófilos de S. Vicente. Participaram neste ato público muitos dos futuros Confrades Fundadores da Confraria, tendo a escritura de constituição sido subscrita por 23 destes, pelo Dr. Manuel Carvalho Moniz e por Luísa Charrua, atualmente Confrade Irmã.

______________________________________________________________________
Para mais informações, por favor contactar: Luisa Charrua 966368288 ou cealentejo@gmail.com

 
  Voltar
  Partilhar
Vinhos do Alentejo 2023