PT
EN
  Notícias  
01.06.2020
Concurso «Melhores Vinhos do Alentejo 2020»
A Confraria dos Enófilos do Alentejo vai organizar na próxima 5ªfeira, 5 de Junho, nas novas instalações da Rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora, um novo espaço com um conceito multimédia e interactivo, com o objectivo de aumentar o enoturismo na região.

Neste espaço os turistas são convidados a viajar pela história do vinho na região, a tradição ancestral do vinho de Talha, os solos e as castas, a sustentabilidade da região e os diversos enoturismos que integram a Rota dos Vinhos do Alentejo.

Esta é a 8ª edição deste concurso, que tem como objectivo premiar não só a qualidade do vinho produzido no Alentejo que atinge patamares de excelência, mas também dar a conhecer aos consumidores uma nova geração de enólogos e produtores, cada vez mais bem preparados, focados na qualidade e na inovação.

Os Júris de Prova serão constituídos por «Provadores Experientes de Vinhos», nomeadamente, Provadores da Associação Portuguesa de Enologia, da Associação de Escanções de Portugal, da Universidade de Évora, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, da Confraria dos Enófilos do Alentejo, Enólogos e jornalistas da especialidade.

O Concurso do ano anterior apresentou algumas inovações no regulamento, para reforço da notoriedade dos vinhos com pontuação mais elevada e destacados pelo Júri e consequente distinção e valorização dos prémios atribuídos.

A Juiz da Confraria dos Enófilos do Alentejo comentou, «os vinhos premiados apresentaram qualidade elevada, de perfil diferenciado, muito equilibrados ao aroma e sabor, com estrutura, elegância e grande longevidade. Vinhos que permitem diversidade e opção de escolha ao consumidor mais esclarecido e exigente, quer para consumo imediato ou para aguardar pacientemente o momento perfeito para o seu consumo. A qualidade destacada pelo Júri de Prova, louva o real esforço que tem sido realizado ao longo dos tempos por todos os intervenientes no sector, em especial dos Produtores de Vinho, que continuam a merecer a credibilidade e o reconhecimento dos mercados, quer nacional, quer internacional».
 
Os vencedores serão conhecidos brevemente.

 
  Voltar
  Partilhar
Vinhos do Alentejo 2024