PT
EN
  Notícias  
21.06.2021
Alentejo em destaque em debate internacional sobre sustentabilidade no mundo do vinho

João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, é o único português a marcar presença na iniciativa.

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), uma iniciativa pioneira em Portugal e que, em 2020, lançou o único selo nacional de produção vitivinícola sustentável, tem vindo a ser uma referência ao nível internacional.

As boas práticas e a visão sustentável como um todo explicam que o coordenador do programa, João Barroso, fosse o único português convidado a participar na conferência “Sustainability in the Vineyard”, um evento que reúne grande nomes internacionais do mundo do vinho e que pretende debater a sustentabilidade ambiental, social e económica do setor.

O evento de participação gratuita, vai decorrer online no próximo dia 22 de junho, pelas 09h00, e é da autoria da Sustainable Wine, organização londrina que pretende estabelecer a sustentabilidade como tendência do futuro no setor vitivinícola ao nível mundial. “Os Vinhos do Alentejo têm vindo a sobressair nos mercados internacionais e a sustentabilidade é, certamente, o futuro do setor vitivinícola.

Este tipo de eventos é fundamental para partilhar conhecimentos e ferramentas úteis para atingir um objetivo comum a todos: a sustentabilidade da produção, a urgente adaptação de toda uma indústria e a potenciação da resiliência dos sistemas agrícolas à ameaça real das alterações climáticas.”, refere João Barroso, coordenador do PSVA.

O objetivo de melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis, tem sido um propósito comum a várias entidades e produtores de vinho ao nível mundial, pelo que, entre os diferentes temas abordados na conferência, estão a reutilização de água no setor vitivinícola e a certificação de sustentabilidade.

INSCRIÇÕES ATRAVÉS DE: https://sustainablewine.co.uk/sw-events/sustainability-science-and-the-vineyard/

 
  Voltar
  Partilhar
Vinhos do Alentejo 2024