PT
EN

Tinto da Ânfora 2014

Denominação: Vinho Regional Alentejano

Castas: Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon

Estágio: 12 meses em barricas de carvalho francês

Enólogo: Hugo Carvalho

Tipo de Solo: Argilo-calcário e Xisto

Primeira Colheita: 1978

História: Produzido desde a colheita de 1978, foi muito provavelmente a primeira marca portuguesa de vinho a utilizar um estágio em barricas de madeira nova. Uma das primeiras marcas da empresa; em todo o seu percurso, a “filosofia” mantém-se: produzir um vinho com forte personalidade Alentejana resultante de uvas de diferentes sub-regiões.

Perfil: As uvas provieram das vinhas da Herdade da Tinoca (Portalegre), Herdade de Santa Marta (Borba) e Herdade das Ânforas (Arraiolos). O Aragonez foi colhido cedo, na primeira semana de Setembro, a Touriga Nacional foi apanha a meio do mês e o Cabernet Sauvignon foi o último no final de Setembro.

Vinificação: Após uma cuidadosa seleção das castas Aragonez, Touriga Nacional, Trincadeira e Cabernet Sauvignon, as castas são vinificadas separadamente em cubas de aço inox a temperaturas controladas.


 

Análises

Álcool (%vol.): 14,5
pH: 3.70
Açúcar Residual: 3,4
Acidez Total (g/I AT): 5,1
SO2 Total (mg/I): 95

Temperatura de Serviço: 16-18ºC


 

Notas de Prova

Uma colheita que se apresenta com potência e elegância.
Cor: De cor viva, intensa e profunda.
Aroma: Notas de frutos pretos e baunilha, combinadas com umas nuances florais da Touriga Nacional.
Paladar: É concentrado, com uma acidez equilibrada e estrutura firme e elegante. Possui um grande potencial de guarda.

Gastronomia: O Tinto da Ânfora 2014 combina muito bem com pratos tradicionais alentejanos, como migas de matança, entrecosto ou cozido de grão no tarro. Vários pratos de caça, como javali e lebre e pratos elaborados, como por exemplo, borrego assado no forno também harmonizam bem com este vinho. Na generalidade, são pratos com bastantes condimentos e de carnes da região. Se desejar fazer uma harmonização com entradas, escolha queijos curados e todo o tipo de enchidos típicos da região.

 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017