PT
EN

Senses Alvarinho

Castas: 100% Alvarinho

Solos: Argilo-calcários.

Elaboração: A casta Alvarinho, casta recente nos encepamentos da região Alentejo, demonstra neste vinho as suas características enológicas para produção de vinho de qualidade. As uvas, provenientes de vinhas com produtividade moderada e evolução favorável de maturação, permitiram obter um vinho com estrutura e frescura. A vindima executou-se manualmente e na parte da manhã para que a temperatura da uva à entrada na adega seja óptima. As uvas foram transportadas em pequenas quantidades.
Após o esmagamento e desengace total das uvas, procedeu-se à prensagem, decantação pelo sistema de frio durante 24 horas e fermentação alcoólica, 50% do vinho em madeira nova de carvalho francês e americano, com rigoroso controlo de temperatura a 15ºC. Após o esmagamento e desengace total das uvas, procedeu-se à prensagem, decantação pelo sistema de frio durante 24 horas e fermentação alcoólica, 30% do vinho em madeira nova de carvalho francês, com rigoroso controlo de temperatura a 15ºC.

Estágio: Após estabilização e filtração, seguiu-se o engarrafamento e um período de estágio de 4 meses em garrafa.



Características Físico-Químicas

Teor Alcoólico: 13,5% vol.
pH: 3,30
Acidez Total: 5,70 g/l
SO2 Total: < 160 mg/l



Perfil Organoléptico

Aspecto Visual: Aspecto cristalino, cor limão maduro.
Aspecto Olfactivo: Aroma intenso a frutos tropicais e frutos citrinos cristalizados.
Aspecto Gustativo: De sabor untuoso, com bastante frescura, ligeiro mel, frutos amarelos de caroço e ligeira baunilha. Vinho longo e com muita frescura no final de prova.

Como servir: Temperatura de 10-12ºC.

Gastronomia:  Em acompanhamento de peixes gordos grelhados ou marisco bem condimentado. Este vinho pode ser consumido de imediato, mas poderá também deixá-lo estagiar até 3-4 anos.

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017