PT
EN

Rubrica Tinto 2014

O Projeto

Fundada em 2007, a Luis Duarte Vinhos é um negócio familiar gerido pelo enólogo Luis Duarte e sua mulher, Dora Simões. Tem a sua sede na propriedade Monte do Carrapatelo, situada na sub-região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, a sul de Portugal.
 
Com 10 hectares de vinha, a propriedade goza de um clima mediterrânico continental, caracterizado por verões muito quentes e secos, mas com amplitude térmica diária assinalável, o que fomenta a retenção de ácidos nas uvas, para além do desenvolvimento dos aromas. Os invernos são frios e rigorosos e é nesta estação do ano que se concentram a maior parte das chuvas. Os solos são predominantemente limosos, garantindo boa retenção de água, fundamental para as videiras durante os meses de verão. Toda a viticultura é regida por práticas sustentáveis, com intervenções culturais criteriosamente adaptadas a cada casta e a cada parcela. Todas as vinhas foram plantadas em 2004.


O Vinho

Castas: 38 % Alicante Bouschet, 20% Touriga Nacional,  18% Petit Verdot, 17% Syrah e 7% Aragonez
 
Vinificação: As uvas foram vindimadas à mão e transportadas em caixas de 25 kg até a entrada da adega, onde foram cuidadosamente selecionadas numa mesa de triagem. Seguidamente, as uvas foram parcialmente desengaçadas, esmagadas e submetidas a uma maceração pré-fermentativa a frio durante 24 horas. As diferentes castas foram fermentadas em separado, de modo a extrair o máximo potencial de cada uma delas. A fermentação decorreu, em média, durante 15 dias, em lagares de aço inoxidável a temperatura controlada 25-28 ºC). Nas fermentações das cinco castas fizeram-se, diariamente e sempre que necessário, remontagens e por vezes délestages. Finalizada a fermentação e depois da descuba, foi feita uma prensagem suave em prensa pneumática.
 
Estágio: Fermentação malolática e estágio em barricas novas  de carvalho francês durante 12 meses.
 
Prova: Cor granada viva profunda. No nariz apresenta frutos silvestres pretos, muito frescos, complementados por aromas mais complexos de espe-ciarias e menta. Na boca é rico em sabores de fruta preta concentrada e possui uma estrutura firme, com taninos bem presentes e uma refres-cante acidez. Final médio a longo, de notável elegância.
 
Consumo: Está pronto para beber, mas irá evoluir muito bem em garrafa. 2016-2023.
Temperatura de serviço: Servir a 17 ºC. Decantar previamente. Este vinho melhora substancial-mente com um arejamento prévio de uma hora.
Sugestões de acompanhamento: É ideal para acompanhar pratos de cozinha mediterrânica, tais como polvo grelhado ou bacalhau à lagareiro. Também muito bom para pratos de caça, tais como magret de pato, estufado de perdiz ou de javali.
 
Enólogo: Luís Duarte
 

Parâmetros analíticos

Álcool: 14,5 % vol.
Acidez total: 5,7 g/L
Acidez volátil: 0,71 g/L
pH: 3,58
Açúcar residual: 2,8g/L
 
  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2018