PT
EN

Riso Tinto 2012

 

Classificação: Vinho Regional Alentejano
Castas: Touriga Nacional, Syrah, Alfrocheiro e Sousão

 

Ano vitícola 

2012 foi um ano muito seco e de fraca pluviosidade, quer durante o Inverno quer durante a Primavera e Verão, à excepção do período pré-floração em que choveu ligeiramente. Verificou-se um atraso no abrolhamento de cerca de três semanas em relação ao habitual que, depois, também se verificou na maturação. Do ponto de vista fitossanitário, foi um ano excelente, não tendo sido necessário efectuar muitos tratamentos. A totalidade das uvas estava em muito bom estado sanitário.

Vinificação: Vindima manual para caixa de 12 Kg. Seguido de nova selecção em tapete de escolha, desengaço e suave esmagamento, as uvas fermentaram a temperaturas controladas. Realizaram-se macerações longas, maturação em barricas de carvalho francês (75%) e americano (25%) durante 10 meses. 



Análises

Alc.: 13,5%;
Acidez total: 5,6 g/l;
PH: 3,69



Notas de Prova

Cor: Cor ruby de boa profundidade.
Aroma: Aroma de boa intensidade, com saliência para as notas balsâmicas a cedro, caixa de tabaco e resina, especiarias a pimenta e cravinho, frutos vermelhos maduros, e com a madeira muito bem integrada.
Paladar: Na boca tem um bom volume, boa acidez, taninos de boa qualidade, frutos vermelhos bem evidentes, com um final longo e complexo.
Harmonização: É um vinho "gastronómico" pois harmoniza bem desde um peixe de forno até uma carne de porco preto. "Casa" lindamente com um risoto de cogumelos e também com queijos de cabra. 
 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017