PT
EN

Riso Reserva Tinto 2012

Classificação: Vinho Regional Alentejano
Castas: Touriga Nacional, Syrah e Sousão.


 

Ano Vitícola 

2012 foi um ano muito seco e de fraca pluviosidade, quer durante o Inverno quer durante a Primavera e Verão, à excepção do período pré-floração em que choveu ligeiramente. Verificou-se um atraso no abrolhamento de cerca de três semanas em relação ao habitual que, depois, também se verificou na maturação. Do ponto de vista fitossanitário, foi um ano excelente, não tendo sido necessário efectuar muitos tratamentos. A totalidade das uvas estava em muito bom estado sanitário. 

Vinificação: Após suave esmagamento e desengace, as uvas fermentaram em cubas de aço inoxidável. Durante este período procedeu-se a uma delicada extração fazendo remontagem por bomba, com temperatura controlada entre 25 e 28 Cº, não excedendo nunca os 30 Cº. No final, após maceração prolongada e, cuba a cuba de acordo com a qualidade da colheita e das castas, o vinho foi separado das massas. Seguiu-se um estágio em barricas novas de madeira francesa durante cerca de 16 meses, período após o qual se procedeu ao seu engarrafamento com uma ligeira filtração apenas para evitar grandes sedimentos em garrafa. 



Análises

Alc: 14%;
Acidez total: 5,9 g/l;
PH: 3,72



Notas de Provas

Cor: A cor do vinho é rubi profunda quase opaca.
Aroma: O aroma é complexo, intenso e harmonioso, com saliência para os frutos vermelhos maduros, especiarias a pimenta, canela e açafrão, ligeiras notas balsâmicas a trufas e ‘‘sous-bois’’. A madeira de muito boa qualidade está discreta e bem integrada.
Paladar: Na boca apresenta um bom volume , acidez bem presente, taninos de boa qualidade e bem envolvidos, notas especiadas e de frutos vermelhos, com um final longo e muito elegante. 
Harmonização: Vinho muito gastronómico, devido à sua boa acidez e elegância, excelente para acompanhar um ensopado de Borrego ou uma feijoada de Lebre. 

 

 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017