PT
EN

Riso Colheita Especial Tinto 2013

Classificação: Vinho Regional Alentejano
Castas: Touriga Nacional, Syrah, Alfrocheiro e Sousão

 

Ano vitícola

Caracterizou-se por um inverno extremamente chuvoso nos últimos meses de 2012 e até Março de 2013, o que contribui para a reposição dos lençóis freáticos, os quais estavam bastante depauperados após 2 anos de relativa seca.
A acompanhar a chuva, tivemos temperaturas ligeiramente abaixo da média, que se prolongaram até finais de Maio, princípios de Junho, o que se refletiu num atraso substancial do ciclo vegetativo da vinha. Os meses de Julho e Agosto, muito secos e quentes, provocaram um ligeiro aceleramento, que no entanto nunca recuperou do atraso inicial. Deste modo as vindimas iniciaram-se já o mês de Setembro ia adiantado. 

Vinificação: Vindima manual para caixa de 12 Kg. Seguido de nova selecção em tapete de escolha, desengaço e suave esmagamento, as uvas fermentaram a temperaturas controladas. Realizaram-se macerações longas, maturação em barricas de carvalho francês (75%) e americano (25%) durante 10 meses.



Análises

Alc:13,6%;
Acidez total: 5,7 g/l;
PH: 3,58



Notas de Prova

Cor: Cor ruby de boa profundidade.
Aroma: Aroma intenso e complexo, com saliência para os frutos vermelhos como o cassis e pretos como a ameixa , especiado a pimenta e canela, ligeiro cacau e chocolate fruto de uma boa maturação, madeira discreta e bem integrada.
Paladar: Na boca tem um bom volume , taninos de boa qualidade, acidez viva que lhe confere boa frescura, notas de frutos pretos e vermelhos, com um final longo e complexo. 
Harmonização: Trata-se de um vinho "gastronómico", pois "casa" bem entre outros, com um peixe de forno, umas costeletas de borrego, bacalhau à lagareiro e ainda com queijos de cabra. 

 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017