PT
EN

Riso Colheita Especial Branco 2014

Classificação: Vinho Regional Alentejano
Castas: Alvarinho, Arinto, Antão Vaz.  



Ano vitícola

 

Inverno relativamente chuvoso , que veio repor os níveis hídricos no solo. A primavera foi amena, com alguns períodos de forte calor e outros de chuva, sendo o verão relativamente ameno e chuvoso. Estes factos vieram contribuir para um relativo avanço do ciclo vegetativo, e permitir uma excelente maturação. 

Vinificação e maturação: Vindima manual, em pequenas caixas, efectuada no período da manhã, logo antes do amanhecer. Uvas desengaçadas, suavemente esmagadas e arrefecidas a 10oC. Maceração a frio, à mesma temperatura, durante cerca de 6h, seguida de prensagem em prensa de vácuo. Decantação / Clarificação estática durante 24h. Fermentação com temperatura controlada a 16oC. Estágio ligeiro sobre borras finas. 



Análises

Alc: 12,6%;
Acidez total: 5,3 g/l;
PH: 3,20
 


Notas de Prova

Cor: Cor citrina brilhante com ligeiras nuances douradas.
Aroma: Aroma de boa intensidade, com alguma mineralidade, frutos brancos a melão e pera, ligeiros citrinos e frutos tropicais como o ananás, e alguns frutos secos como o figo que lhe conferem complexidade.
Paladar: Boca com bom volume, acidez viva e bem integrada, dando-lhe frescura, notas de frutos brancos, citrinos e ligeiro mineral, com um final longo e equilibrado. 
Harmonização: O Vinho Riso Branco, pela sua estrutura, mineralidade e complexidade aromática é o acompanhamento perfeito para o melhor peixe do mundo que é o Português. Liga também na perfeição com queijo das ilhas, ostras e risoto de marisco ou frutos do mar. 


 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017