PT
EN

Riso Branco 2013

Classificação: Vinho Regional Alentejano
Castas: Alvarinho, Arinto e Antão Vaz


Ano vitícola 

Caracterizou-se por um inverno extremamente chuvoso nos últimos meses de 2012 e até Março de 2013, o que contribui para a reposição dos lençóis freáticos, os quais estavam bastante depauperados após 2 anos de relativa seca. A acompanhar a chuva, tivemos temperaturas ligeiramente abaixo da média, que se prolongaram até finais de Maio, princípios de Junho, o que se refletiu num atraso substancial do ciclo vegetativo da vinha. Os meses de Julho e Agosto, muito secos e quentes, provocaram um ligeiro aceleramento, que no entanto nunca recuperou do atraso inicial. Deste modo as vindimas iniciaram-se já o mês de Setembro ia adiantado.

Vinificação e maturação: Vindima manual, em pequenas caixas, efectuada no período da manhã, logo antes do amanhecer. Uvas desengaçadas, suavemente esmagadas e arrefecidas a 10ºC. Maceração a frio, à mesma temperatura, durante cerca de 6h, seguida de prensagem em prensa de vácuo. Decantação / Clarificação estática durante 24h. Fermentação com temperatura controlada a 16ºC. Estágio ligeiro sobre borras finas. 



Análises

Alc.: 12,6%
Acidez total: 5,6 g/l
PH: 3,19
 


Notas e Provas

Cor: Cor brilhante citrina.
Aroma: Aroma intenso, com boa mineralidade, aromas citrinos, ligeiramente floral e forte presença de frutos brancos.
Paladar: Na boca tem bom volume, acidez viva e muito bem integrada, que lhe confere uma frescura assinalável, notas de frutos brancos e alguma mineralidade, com um final muito longo e equilibrado. 
Harmonização: O Vinho Riso Branco, pela sua estrutura, mineralidade e complexidade aromática é o acompanhamento perfeito para o melhor peixe do mundo que é o Português. Liga também na perfeição com pratos de sushi e com queijo das ilhas, ostras e risoto de marisco ou frutos do mar. 



 

 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017