PT
EN

Reguengos Garrafeira dos Sócios DOC Tinto 2012

 

Informação Técnica


Designação: DOC Alentejo
Castas: Alicante Bouschet (50%) - Trincadeira (30%) - Aragonês (20%)
Vinificação: As uvas provenientes da vindima manual dos nossos associados são imediatamente desengaçadas e esmagadas. Com a adição de leveduras selecionadas inicia-se a fermentação a temperatura controlada (25ºC). Durante este período é feita a maceração ou curtimenta pelo processo de remontagem temporizada, de modo a haver uma maior extração de cor e taninos. A curtimenta dura cerca de 15 dias.
Estágio: vinho estagia em depósitos durante um ano. Durante este período o vinho é submetido a provas regulares, sendo os melhores devidamente identificados e separados. Destes resultam dois lotes; o melhor dará origem à “Garrafeira dos Sócios” e segundo, à “Reserva”. A “Garrafeira dos Sócios” estagia cerca de oito a doze meses, dependendo da prova, em meias pipas de Carvalho Francês. Após estágio em madeira, o vinho é engarrafado e vai repousar.



Notas de Prova


Cor: Vinho de aspeto cristalino e cor granada carregada.
Aroma: Com um aroma complexo a especiarias, passas, côco torrado e baunilha.
Paladar: Tem um prolongado final de prova onde são confirmados os aromas do nariz. Distingue-se pela elegância e harmonia associadas à robustez própria de um grande vinho.
Temperatura aconselhada de degustação: 16º a 18º C (60.8º a 64.4º F)
Consumo: As garrafas devem repousar deitadas, com o vinho em contacto com a rolha, em local fresco (cerca de 12ºC) e com alguma humidade (75% de humidade relativa).
Este vinho poderá ser consumido de imediato, ou se preferir, poderá deixa-lo estagiar 5 a 8 anos. Deverá ser consumido à temperatura de 16ºC.
Gastronomia: Acompanha bem pratos de caça, carnes grelhadas ou assadas e queijos de cura.

 

Análises


Grau alcoólico: 14,5% vol.
Acidez total: 5,8 g/l | Acidez volátil: 0,64 g/l
pH: 3.65
Açúcares redutores: menos de 4g/l
SO2 total: 80 mg/l

 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017