PT
EN

Régia Colheita Branco 2015

 

Informação Técnica


Designação: DOC Alentejo

Castas: Antão Vaz (85%) - Arinto (15%) 

Solos: Dominantemente derivados de rochas eruptivas de que se destacam os Quartzo-Dioritos, algumas manchas de derivados de Xisto e uma pequena mancha com solos derivados de Rañas.
Vinificação: As uvas são desengaçadas e esmagadas. O sumo é arrefecido a uma temperatura de 10ºC (50ºF) durante oito horas. Após a prensagem, o vinho é clarificado por decantação. A temperatura é depois regulada a 14ºC e o sumo das uvas é transferido para barricas de carvalho para a fermentação. 
Estágio: Após a fermentação, o vinho passa por um processo de batonnage, durante algumas semanas, e depois estagia até ao final do inverno. O vinho é removido das barricas para ser engarrafado no início da primavera. 


 

Notas de Prova


Cor: Vinho de aspecto cristalino, cor palha definida.
Aroma: Aroma intenso, onde a fruta e a madeira se fundem com grande complexidade.
Paladar: Na boca, revela-se estruturado, macio e com um ligeiro acídulo que lhe confere grande equilíbrio. O final de boca é harmonioso e prolongado, onde a fruta e a madeira marcam presença.

Estágio e Consumo: As garrafas devem repousar deitadas, com o vinho em contacto com a rolha, em local fresco (cerca de 12ºC) com alguma humidade (75% de humidade relativa). Estas condições deveram manter-se constantes durante todo o ano.Este vinho poderá ser consumido de imediato, à temperatura de 12ºC, ou se preferir, poderá deixa-lo estagiar 2 a 3 anos.

Gastronomia: Acompanha bem peixes assados ou cozidos, em especial pratos de bacalhau.

 

Análises


Grau alcoólico: 13,3% vol.
Acidez total: 6,2 g/l | Acidez volátil: 0,3 g/l
pH: 3.25
Açúcares redutores: menos de 3g/l
SO2 total: 75 mg/l 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017