PT
EN

Quinta do Carmo Tinto 2013

Denominação: Vinho Regional Alentejano

Castas: Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon

Estágio: 12 meses em barricas de carvalho francês

Enólogo: Hugo Carvalho

Tipo de Solo: Argilo-xistosos

Primeira Colheita: 1979
 

História: A Quinta do Carmo está localizada na região do Alentejo, a poucos quilómetros da cidade de Estremoz. É uma propriedade tipicamente alentejana, com uma área total de 1.000ha, onde estão incluídos 100ha de oliveiras, cereais, plantações de sobreiros e florestas. Após uma longa jointventure com o prestigiado grupo Lafite Rothschild, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu, em 2008, a totalidade da Quinta, que passou a ser o centro de vinificação e produção de todos os vinhos do Alentejo do grupo Bacalhôa. A adega, de linhas modernas e atraentes, foi submetida a uma renovação considerável em termos tecnológicos e de técnica de produção de vinhos.


Perfil: As vinhas que dão origem ao vinho Quinta do Carmo estão instaladas num vale junto ao sopé da Serra D´Ossa em terrenos argilo-xistosos. Este é o terroir ideal que permite às uvas maturações muito lentas originando assim vinhos muito elegantes e concentrados. A vindima decorre durante o mês de Setembro, sendo o Aragonez e a Trincadeira vindimados na 2ª semana e o Alicante Bouschet e o Cabernet Sauvignon vindimados no final do Mês.


Vinificação: Cada casta é vinificada separadamente e é utilizada uma vinificação tradicional com fermentações em depósitos de inox e em lagares com temperatura controlada. No final da Fermentação segue-se uma maceração prolongada (7 a 15 dias). Os vinhos estagiam em barricas de carvalho francês durante 12 meses. No final do estágio é feito o lote final do vinho.


 

Análises

Álcool (%vol.): 14,5
PH: 3.67
Açúcar Residual: 3.2
Acidez Total (g/I AT): 5.3
SO2 Total (mg/I): 130

Temperatura de Serviço: 16-18ºC


 

Notas de Prova

Cor: O vinho Quinta do Carmo tinto apresenta uma cor rubi densa e profunda.
Aroma: Aromas complexos de frutos maduros, compotas e com algumas nuances de baunilha.
Paladar: Na boca é um vinho muito equilibrado e elegante que apresenta uma boa estrutura, concentrado e com taninos suaves.

Gastronomia: Experimente o Quinta do Carmo tinto com pratos de carne elaborados. Combine este grande vinho do Alentejo com pratos ricos como os da gastronomia Alentejana.

 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017