PT
EN

Quinta do Carmo Branco 2015

Denominação: Vinho Regional Alentejano

Castas: Roupeiro, Arinto e Antão Vaz

Estágio: Cubas de aço inox

Enólogo: Hugo Carvalho

Tipo de Solo: Argilo-xistosos
 

História: A Quinta do Carmo está localizada na região do Alentejo, a poucos quilómetros da cidade de Estremoz. É uma propriedade tipicamente alentejana, com uma área total de 1.000ha, onde estão incluídos 100ha de oliveiras, cereais, plantações de sobreiros e florestas. Após uma longa joinventure com o prestigiado grupo Lafite Rothschild, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu, em 2008, a totalidade da Quinta, que passou a ser o centro de vinificação e produção de todos os vinhos do Alentejo do grupo Bacalhôa. A adega, de linhas modernas e atraentes, foi submetida a uma renovação considerável em termos tecnológicos e de técnica de produção de vinhos.


Perfil: Produzido com uvas das principais castas brancas do Alentejo, o Roupeiro (50%), o Antão Vaz (30%), e o Arinto (20%) são vindimados na 3ª e 4ª semana de Agosto e durante a noite para proteger e preservar todos os aromas das uvas.


Vinificação: As castas foram vinificadas separadamente, fermentando a baixas temperaturas. Após uma prensagem muito suave das uvas o mosto sofre uma decantação estática a frio, e é estagiado durante 7 dias “SURLIES”, a fermentação ocorre em cubas de aço inox com temperatura controlada. O Roupeiro confere notas florais e de citrinos, Antão Vaz confere estrutura e volume ao vinho e o Arinto trás acidez e frescura ao conjunto.

 

Análises

Álcool (%vol.): 13,5
PH: 3,30
Açúcar Residual: 4,7
Acidez Total (g/I AT): 5,7
SO2 Total (mg/I): 107

Temperatura de Serviço: 10-12ºC


 

Notas de Prova

Cor: De cor amarela palha muito elegante.
Aroma/Paladar: O vinho Quinta do Carmo branco 2015 apresenta uma boa acidez natural que lhe confere uma frescura e vivacidade única. No nariz apresenta aromas a frutos tropicais, conferindo-lhe um toque exótico sublime.

Gastronomia: A acidez equilibrada deste vinho mineral e fresco, combina na perfeição com mariscos, carnes brancas, saladas leves, massas e aperitivos como amendoins e amêndoas torradas.

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017