PT
EN

Ponte das Canas DOC Tinto 2010

Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Alicante Bouschet e Shiraz.

Método de produção: As uvas das diferentes variedades são colhidas de acordo com o seu estado de maturação e vinificadas separadamente. Com desengace parcial, a fermentação decorre em lagares com pisa a pés e em balseiros de madeira de 10 000 litros com remontagem tradicional. Após a fermentação o vinho é trasfegado para barricas novas de carvalho francês e para alguns tonéis de grandes dimensões de carvalho português, macacauba e mogno onde decorreu a fermentação maloláctica. O estágio em madeira é de 12 meses, seguindo-se uma maturação em garrafa de 12 meses antes do lançamento para o mercado.

Clima: Mediterrânico com Invernos frios com a pluviosidade concentrada entre Outubro e Janeiro (a pluviosidade média anual ronda os 700 mm) e Verões quentes, com temperaturas próximas dos 40ºC na altura da maturação.

Solo: Solos pardos mediterrânicos argilo-arenosos; qualidade baixa-média.

 

Notas de prova
Cor/Aroma: A uma cor granada marcante sucede-se um aroma com notas de violetas densas, frutos negros, menta e especiaria.
Paladar: Na boca é macio, fresco, mostra estrutura e equilíbrio. Uma elegância marcada prolonga o prazer da sua degustação.

Sugestões de como servir: A uma temperatura de 18ºC a acompanhar um timbale, lasanha, moussaka ou guisado.

 

Informação técnica
Acidez total: 6.30 g/L
pH: 3.46
Açucar total: 3.00 g/L
Álcool: 14.9%

Quantidade: 18 093 garrafas

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017