PT
EN

Pato Frio Grande Escolha DOC Branco 2015


Sub-região: Vidigueira
Classificação: DOC Alentejo
Clima: Microclima Vidigueira. Clima mediterrânico com grande influência Atlântica, assim como uma ligeira continentalidade no período Primavera-Verão.
Solo: Xisto
Casta: Antão Vaz
Produção: 20.000 garrafas
Enólogo: Paulo Laureano



Vinificação

Este vinho requer uma pré selecção das nossas vinhas velhas, com mais de 40 anos, para a sua elaboração. Ainda no campo, a vindima é feita manualmente e as uvas sujeitas a uma primeira escolha. Estas são depois reencaminhadas para as câmaras frigoríficas da adega onde a sua temperatura é estabilizada até aos 10ºC durante 12 horas. Nas mesas de escolha dá-se início a uma rigorosa seleção dos melhores cachos, que são depois desengaçados. Depois de serem devidamente quebradas, as uvas vão diretamente para as prensas de vácuo, onde sofrem uma prensagem suave sem contacto com oxigénio, de forma a proporcionar mostos limpos e sem oxidações. A fermentação é feita parcialmente em depósitos de inox e em barricas de carvalho francês da Seguin Moreau, tosta média, grão fino, com a temperatura controlada entre os 12ºC-12.5 º C, dando origem a fermentações prolongadas de aproximadamente 30 dias.

Concluída a fermentação alcoólica, segue-se a battonage que se prolonga aproximadamente por 2 a 3 meses. Com os vinhos já estruturados, é iniciada a estabilização tartárica durante aproximadamente 3 semanas pelo método clássico. De seguida define-se o lote de Grande Escolha, que é depois engarrafado e encaminhado para a cave onde faz um estágio de 12 meses.

Engarrafamento: A frio, enchimento semi-automático.



Análises

Álcool: 13,5%
Açúcares Totais: 3,3 g/dm3
Acidez Total: 6,5 g/dm3 (Ac. Tartárico)
Acidez Volátil: 0,52 g/dm3 (Ac. Acético)
pH: 3,16



Notas de prova

Cor: Citrina.
Aroma: Aroma intenso a especiarias exóticas, ligeiramente balsâmico com notas de hortelã, ervas secas, citrinos e frutas brancas.
Paladar: Boa frescura e uma acidez suculenta, misturada com notas acentuadas de limão e maçã esmagada, a finalizar com uma pitada exótica. Final de boca prolongado e cheio de carácter.
Consumo: Após 12 meses de engarrafamento, até 4 anos. Manter em local fresco e seco ao abrigo da luz.
Gastronomia: Um vinho soberbo para pratos requintados e estruturados de peixe, marisco, ou mesmo carnes brancas. Perfeito com queijos de pasta mole.
Temperatura de consumo recomendada: 10º a 12ºc
 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017