PT
EN

Outeiros Altos Private Selection DOC Tinto 2012


Informação Técnica

Classificação: DOC Alentejo (Denominação de Origem Protegida)
Certificação: Vinho Biológico
Entidade Certificadora: Sativa – PT-BIO-03
Filosofia: Na nossa colheita de 2012, um pequeno lote revelou-se digno de uma história única e especial. Transportámos cuidadosamente a sustentabilidade para a adega onde, em barricas de carvalho francês recuperadas, estagiou durante 12 meses - o suficiente para potenciar a expressão do terroir que o distinguiu, motivo pelo qual cada uma destas 1.800 garrafas se afirma, de corpo e alma, Naturalmente…Alentejo.

Castas: Trincadeira (90%); Aragonês (5%) e Alfrocheiro Preto (5%),

Área: 4 ha
Solos: Xistosos
Vindima: Maioritariamente da casta Trincadeira oriunda da parcela “Vinha da Eira” exposta a Sul, voltada para a Serra d’ Ossa, nasce este vinho. A vindima manual, com grande selecção das uvas, decorreu a 22 de Setembro., para caixas de 12 kg que foram prontamente levadas para a adega.
Vinificação: Na adega este pequeno lote foi vinificado em separado, num pequenos lagar de inox, após desengace das uvas e quase sem esmagamento. A fermentação ocorreu com temperatura controlada, seguida de maceração pelicular. De todos os lotes vinificados na vindima de 2012 este lote destacou-se e, por isso, o elegemos. Estagiou 12 meses em Barrica de carvalho francês. No final do estágio após prova de cada uma das barricas, seleccionamos dentro destas um lote final, que deu origem apenas a 1800 garrafas e o qual nomeamos de “Private Selection”,
Enologia: Joachim Roque e Pedro Mendes (Vinivista)
 


Notas de Prova

Cor: Cor ruby intenso.
Aroma: Aroma é especiado com fruta confitada, notas de creme inglês e canela.
Paladar: Na boca sedoso, onde se destacam frutos maduros mesclados com especiarias. É elegante e equilibrado, com taninos domados pela barrica de carvalho Francês onde estagiou durante 12 meses. Tem um final de boca persistente e cheio.
Temperatura de consumo: 16 - 18 ºC


Análises

Álcool: 13,1%
pH: 5,10
Acidez Total: 3,46

 
  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017