PT
EN

Outeiros Altos DOC Tinto de Talha 2013


Informação Técnica

Classificação: Vinho de Talha - DOC Alentejo (Denominação de Origem Protegida)
Certificação: Vinho Biológico
Entidade Certificadora: Sativa – PT-BIO-03
Filosofia: Como acreditamos que a vida se faz de experiências únicas, convidamo-lo a ver o vinho de um ponto de vista diferente. Espreite para o interior da talha e aprecie como os romanos o faziam há mais de 2000 anos. Feito a partir de
uvas biológicas, de forma natural, sem madeira, nasce este vinho de sabor antigo, certificado como Vinho de Talha, que é, Naturalmente, Alentejo.

Castas: Alfrocheiro Preto (1/3), Trincadeira (1/3) e Aragonez (1/3)

Área: 4 ha
Solos: Xistosos
Vindima: As uvas foram vindimadas manualmente por casta no seu ponto óptimo dematuração e transportadas para a adega em caixas de 12 Kg. A vindima decorreu nos dias 24 de Setembro (Aragonez e Trincadeira) e 8 de Outubro (Alfrocheiro Preto), para as castas Trincadeira, Aragonez e Alfrocheiro Preto, respectivamente.
Vinificação: Na adega as uvas, após desengace e ligeiro esmagamento, foram a fermentar, por casta, em talhas de barro antigas de 1.200 l de capacidade. Diariamente e até ao final da fermentação as massas eram calcadas várias vezes ao dia,
mesmo durante a noite, O Vinho e as massas permaneceram nas talhas até dia 11 de Novembro (dia de S. Martinho), cumprindo desta forma a tradição e as disposições regulamentares necessárias para a sua certificação. O lote resultou do vinho feito nas 3 talhas.
Enologia: Joachim Roque e Pedro Mendes (Vinivista)

 

Notas de Prova

Aroma: Aroma elegante e complexo de fruta madura, amoras, ameixa, notas de chá e rosmaninho.
Paladar: Na boca tem frutos silvestres, taninos finos e longos, frescura bem presente.
Temperatura de consumo: 16 - 18 ºC

 

Análises

Álcool: 14,6%
Ph: 3,66
Acidez Total: 4,5
 
 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017