PT
EN

Montes Claros Espumante


Informação Técnica

 

Castas: Arinto e Alvarinho

Solos: Argilo-calcários

Elaboração: Com uvas seleccionadas e provenientes de vinhas com maturação favorável à produção de vinho espumante, em destaque o equilíbrio entre teor de açúcar mais baixo e acidez mais elevada, elaborou-se este vinho espumante Montes Claros. A vindima executou-se manualmente e na parte da manhã para que a temperatura da uva à entrada na adega seja óptima. As uvas foram transportadas em pequenas quantidades. Após o esmagamento e desengace total das uvas, procedeu-se à prensagem, decantação pelo sistema de frio durante 24 horas e fermentação alcoólica a temperatura controlada.

Estágio: Após obtenção do vinho base para espumante, o vinho é engarrafado e fica em cave. Na garrafa acontece a segunda fermentação do vinho - Método Clássico. Finda a segunda fermentação e estágio, faz-se a operação de ‘degorgement’ para retirar as leveduras, ao qual se segue o atesto do vinho, colocação do ‘musselet’ e rolha definitiva.



Características Físico-Químicas

Teor Alcoólico: 12% vol. 
pH: 3,20 
Acidez Total: 7,20 g/l 
SO2 Total: < 140 mg/l



Notas de Prova

Cor:  Aspecto cristalino, cor citrina de nuance amarelada e bolha fina.
Aroma: Aroma elegante a frutos tropicais e ligeiro amendoado.
Paladar: De sabor jovem, com frescura, frutos citrinos a persistir. Vinho com equilíbrio gustativo pela harmonia entre acidez e álcool.

Como servir: Temperatura de 6-8ºC.

Gastronomia: Em acompanhamento de aperitivos. Pode ser consumido de imediato ou poderá deixá-lo estagiar até 2 anos.

 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017