PT
EN

Monte da Ravasqueira Premium Tinto 2012

Informação Técnica

Designação: Vinho Regional Alentejano
Castas: Syrah, Touriga Nacional, Touriga Franca e Aragonês 
Solos: Argilo-calcários com algum granito
Vindima e Vinificação: Média de 6 toneladas/ha. Da viticultura de precisão de 2012 resultou a zonagem de várias zonas de cada uma das castas. Essas zonas, de maior concentração, com bagos mais pequenos, com maior acidez e potencial de estágio foram vindimadas manualmente para caixas e permaneceram a 2ºC durante 2 dias. Tapete de escolha de cachos, maceração a frio durante 5 dias, em lagares com 3 toneladas de forma a aumentar a superfície de contacto entre sólidos e líquido. Fermentação longa de 12 dias. Passagem directa para barricas no final da fermentação alcoólica com fermentação maloláctica realizada nestas. Estágio de 22 meses em barricas novas de Carvalho Francês. 
Engarrafamento: Julho 2014 

 

Notas de Prova

Cor: Cor encarnada escura, densa e opaca.. 
Aroma: Nariz complexo e intenso com direção de fim de fermentação em barrica. Turfas, cedro, leve iodo, azeitona preta, cacau e intensa mescla de fruta preta e vermelha e figos secos. Especiado, com pimenta preta, tomilho e prolongamento mineral. 
Paladar: Na prova tem taninos recortados, finos e crescentes com concentração no meio de prova, frescura balsâmica, carne, ameixas, amoras e mirtilos, final cheio de força e mineral. Pode e deve ser decantado. 
 


Análises 

Grau alcoólico: 14% vol.
Acidez total: 5,7 g/l 
pH: 3,65
  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017