PT
EN

Monsaraz Premium 2011


Designação: DOC Alentejo
Castas: Alicante Bouschet (60%) - Touriga Nacional (20%) - Syrah (20%) 
Clima: Clima mediterrâneo, com o Verão muito quente e seco. A par com Invernos frios com períodos de chuvas concentrados (600mm/ano). Na estação estival registam-se grandes amplitudes térmicas, sendo a insolação superior a 3000 horas por ano. 
Vinificação: As uvas provenientes da vindima manual dos nossos associados são descarregadas e imediatamente desengaçadas e esmagadas. A fermentação alcoólica decorre em cuba de inox com mergulhia de manta, após a qual, o vinho realiza a fermentação maloláctica em barricas de carvalho francês.
Estágio: O estágio ocorre durante 8 meses em barricas de carvalho francês. Após este período, cumpriu 3 meses de estágio em garrafa.


 

Notas de Prova


Cor: Vinho retinto.
Aroma: com aromas de frutos pretos e algumas notas florais, de cacau e café.
Paladar: Na boca é denso, profundo, com um prolongado final de prova.

Estágio e Consumo:  As garrafas devem repousar deitadas, com o vinho em contacto com a rolha, em local fresco (cerca de 12ºC) com alguma humidade (75% de humidade relativa). Estas condições deveram manter-se constantes durante todo o ano. Este vinho poderá ser consumido de imediato, ou se preferir, poderá deixa-lo estagiar 6 a 8 anos.

Gastronomia: Acompanha bem pratos de caça, carnes de porco grelhadas ou assadas e queijos de cura. Deverá ser consumido à temperatura de 16ºC a 18ºC.


 

Análises


Grau alcoólico: 14,5% vol.
Acidez total: 5,8 g/l
pH: 3.66
Acidez volátil: 0,45 g/l
Açúcares redutores: menos de 4g/l
SO2 total: 65 mg/l 
 

 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017