PT
EN

Monsaraz Espumante

Informação Técnica

Designação: DOC Alentejo
Castas: Arinto e Perrum

Solos: Dominantemente derivados de rochas eruptivas de que se destacam os Quartzo-Dioritos, algumas manchas de derivados de Xisto e uma pequena mancha com solos derivados de Rañas.

Vinificação: As uvas provenientes da vindima manual dos nossos associados são descarregadas e imediatamente desengaçadas e esmagadas. Com a adição de leveduras selecionadas inicia-se a fermentação a temperatura controlada (15ºC), a qual dura aproximadamente 12 dias. 
Estágio: A segunda fermentação decorreu em garrafa durante 3 meses, sendo que o vinho cumpriu um estágio de 9 meses até ao degorgement. 

 

Notas de Prova

Cor: Vinho de aspecto límpido com bolha fina e persistente, cor amarela palha.
Aroma: Aroma frutado (citrino e tropical).
Paladar: Com boa acidez, volume e persistência na boca.

Estágio e Consumo: As garrafas devem repousar deitadas, com o vinho em contacto com a rolha, em local resguardado da luz e fresco (cerca de 12º-15ºC) com alguma humidade (75% -90% de humidade relativa). Estas condições deveram manter-se constantes durante todo o ano.
Este vinho poderá ser consumido de imediato, ou se preferir, poderá deixá-lo estagiar até 3 anos.

Gastronomia: Pode ser servido como aperitivo e acompanha bem carnes brancas, peixe, mariscos, queijo fresco e vários tipos de sobremesas. Deverá ser consumido à temperatura de 8º-10ºC

 

Análises

Grau alcoólico: 13% vol.
Acidez total: 6,4 g/l
pH: 3.15
Acidez volátil: 0,4 g/l
Açúcares redutores: 6 g/l
SO2 total: 80 mg/l 

 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017