PT
EN

Maria Mora Reserva Tinto 2014

 

Região

A Região Demarcada do Alentejo foi fundada apenas em 1988, contudo já existem vestígios da cultura do vinho desde o tempo dos romanos, nomeadamente no uso de talhas de barro, que ainda hoje são usadas. Alentejo significa “para além do Rio Tejo” e é este rio que delimita a região a norte. Esta região plana, de baixa altitude, tem plantações extensas, de várias centenas de hectares de vinha. O calor intenso que aqui se faz sentir no Verão, faz com que as uvas atinjam excelentes maturações, com muita concentração. Os vinhos são muito aromáticos e suaves e já atingiram uma reputação internacional considerável.



Vinhas

Os 60 hectares de vinha seguem o encepamento tradicional com as castas Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah, Trincadeira, Aragonez e Cabernet Sauvignon. A vinha está separada em várias parcelas de grande extensão, plantadas em terreno essencialmente arenoso.



Vinificação

A vindima decorreu na segunda semana de Setembro. As uvas foram vindimadas manualmente, para pequenas caixas de 18Kg, de acordo com uma selecção criteriosa das melhores uvas na vinha. As uvas foram totalmente desengaçadas para pequenos depósitos inox, onde maceraram 24h a baixa temperatura, antes de iniciar a fermentação alcoólica, com leveduras selecionadas a temperatura controlada. A fermentação alcoólica durou cerca de 15 dias, com remontagens suaves para uma boa extração de cor e aromas. Após a fermentação, foi trasfegado para barricas de carvalho francês onde permaneceu 7 meses até à altura do engarrafamento.


Notas de Prova

Cor: Aspecto límpido de cor ruby.
Aroma: Muito aromático, com notas de frutos vermelhos maduros e especiarias.
Paladar: Excelente acidez combinada com uma textura aveludada e um final fresco.



Análises

Teor Alcoólico: 14% vol.
Acidez Total: 5,0 g/L
pH: 3,88
Açúcares Totais: 2,0 g/L
Castas: 40% Touriga Nacional, 40% Syrah e 20% Alicante Bouschet 
Enologia: Carlos Lucas 

 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017