PT
EN

Icon d'Azamor Tinto 2010


2010 marca o Segundo vintage do Icon d’Azamor. Produzido apenas em anos excepcionais, ICON D’AZAMOR 2010 é um vinho elegante e excepcional. É excepcionalmente equilibrado entre o intenso aroma e a acidez e os taninos leves envolventes no palato.
Absolutamente perfeito.

 

Informação Técnica

Castas: 40% Alicante Bouschet, 40% Touriga Franca e 20% Petit Verdot

Vindima: O Vintage 2010 começou no início de Setembro e acabou em meados de Outubro. Embora fosse em quantidade interessante, a qualidade boa mas não excepcional. O período de crescimento do Icon 2010 foi marcado por um Inverno chuvoso seguido de um período mais seco após Maio. Em Agosto tivemos um período de 4 semanas de grande seca onde o amadurecimento das uvas “paralisou” e, em seguida, todas as uvas amadureceram rapidamente. Como resultado, a colheita foi duas semanas mais tarde do que esperados e as frutas foram excelentes. 
Fermentação: As castas foram vinificadas separadamente em tanques de inox de 10 toneladas durante 10 dias, com uma temperatura entre os 22ºC e os 24ºC. Foi deixada a pele da uva antes de prensadas e passou-se à fermentação maloláctica.

Envelhecimento: Icon d’Azamor 2010 foi envelhecido durante 24 meses na nossa adega em barricas de Carvalho Francês e Americano.
Loteamento e Engarrafamento: Loteamento teve lugar em Janeiro 2014 e, o vinho loteado foi engarrafado em Março 2015. 



Nota de Prova

Aroma: Cheio de aromas frutados.
Paladar: Denso sabor a ameixa dando lugar a acabamento aveludado.
 


Dados Técnicos

Álcool: 14,5% 
Acidez Total: 5,9gm/l 
pH: 3,52 
                                          


Tendo este vinho sofrido um manuseamento mínimo e ligeiramente filtrado, pode por isso com o tempo criar um depósito natural.
 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017