PT
EN

Herdade do Peso Trinca Bolotas Tinto 2015


Informação Técnica


Tipo: Tranquilo

Cor: Tinto

Designação de Origem: DOC Alentejo

Região: Alentejo

País de Origem: Portugal

Viticultura Sustentável: Sim

O Vinho: Passeando livremente nos montados, onde se alimenta preferencialmente de bolotas, o porco alentejano, espécie autóctone portuguesa, é o único sobrevivente dos suínos de pastoreio na Europa. Pela forma como marca a paisagem e preserva o bosque mediterrânico da região, é património do Alentejo. É também um tesouro gastronómico, desde sempre presente na cozinha local, e um convite ao prazer. Ao associá-lo a este vinho, combinamos à mesa dois símbolos maiores do Alentejo.
Enólogo: Luis Cabral de Almeida

Castas: 44% Alicante Bouschet, 40% Touriga Nacional, 16% Aragonez

Vinificação: Vinificado na Herdade a partir de uvas selecionadas. Após estudos de maturação as uvas foram colhidas no seu ponto óptimo de maturação fenólica/aromática para se proceder à sua vinificação. Depois do desengaçe total e suave esmagamento deu-se a maceração pré-fermentativa de 3 a 4 dias, para aumentar a complexidade aromática e polifenólica. Seguiu-se a fermentação a temperatura controlada a 26ºC durante cerca de 7 dias. Quando se atingiu o equilibrio organoléptico pretendido, fez-se a suave prensagem das massas.
Maturação: Após fermentação maloláctica os vinhos foram transferidos para barricas de carvalho francês e do Caucaso, onde estagiaram durante cerca de 6 meses. Para preservar a sua grande qualidade, o vinho foi engarrafado sem tratamento pelo frio pelo que se pode formar um ligeiro depósito durante o estágio em garrafa.
Guardar: O Trinca Bolotas atinge a sua plenitude de qualidade 2 a 3 anos após a colheita, podendo continuar a evoluir positivamente durante vários anos. A garrafa deve ser mantida deitada em local seco e fresco, ao abrigo da luz.
Servir: Trinca Bolotas Tinto 2015 deve servido entre 16ºC-18ºC.
Desfrutar: É um vinho muito versátil dado o seu equilíbrio entre taninos, acidez e fruta. Podendo ser desfrutado sozinho, ou acompanhado, quer por pastas ou carnes brancas, ou por pratos tradicionais mais elaborados.
 

 

Notas de Prova

Cor: Cor vermelha muito viva.
Aroma: Grande intensidade aromática dominada por componentes de frutos vermelhos e pretos maduros (amora, framboesa e ameixa preta).
Paladar: Denso na boca, com taninos de qualidade, acidez equilibrada e final longo.


 

Ano Vitícola

O ano vitícola de 2015, iniciou-se com muita precipitação, evoluindo para um inverno seco e frio. A primavera foi mais seca do que nos anos anteriores, tendo algum chuva ocasional ajudado ao favorável desenvolvimento da planta. O Verão foi marcado pelo tempo quente e seco. As noites frescas típicas da região da Vidigueira tardaram a chegar, o que obrigou a um trabalho mais minucioso de seleção da fruta para a colhermos na maturação pretendida. No final, os vinhos apresentaram-se muito equilibrados e saborosos.



Detalhes Técnicos

Álcool: 14,5%
Acidez Total: 5,6 g/l (ácido tartárico)
Açúcar: 2,8 g/l
pH: 3,54


Produção Integrada: As uvas utilizadas neste vinho foram produzidas em conformidade com as diretrizes de Produção Integrada de Agricultura Sustentável, tal como definido pela Organização Internacional de Luta Biológica contra Organismos Nocivos (OILB/IOBC): www.iobc-wprs.org/ip_ipm/IOBC_IP_principles.html. O rigoroso cumprimento dessas práticas é certificada por uma organização independente, reconhecida pelo Estado Português.

Consumo Responsável e de Qualidade: A Sogrape Vinhos é signatária da iniciativa europeia "Vinho com Moderação", sendo certificada, nas áreas da Qualidade e Segurança alimentar,pelos referenciais mais exigentes a nível mundial.

Inovação e Sogrape Vinhos: A Sogrape Vinhos é uma empresa de cariz familiar e vocação internacional, focada na produção de vinhos de qualidade, na inovação e no desenvolvimento de marcas portuguesas de nível global.

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017