PT
EN

Herdade do Peso Sossego Tinto 2014


Informação Técnica


Tipo: Tranquilo

Cor: Tinto

Tonalidade: Vermelho

Designação de Origem: Vinho Regional Alentejano

Região: Alentejo

País de Origem: Portugal

O Vinho: Haja sossego, que se vai abrir um segredo alentejano. Haja calma, tempo e quietude para apreciar à mesa o corpo e a alma da Vidigueira. Haja Sossego Alentejano para criar espaço na agitação do dia-a-dia e sentir a singularidade das planícies onduladas da Herdade do Peso, esse lugar único onde nasce este vinho. Oiça-o, respire-o, saboreie-o sem pressas. O nome diz tudo.
Enólogo: Luis Cabral de Almeida

Castas: 75% Aragonez, 15% Syrah, 10% Touriga Nacional 

Vinificação: Vinificado na Herdade do Peso, a partir de uvas de talhões selecionados. As uvas foram colhidas no seu ponto óptimo de maturação fenólica/aromática/alcoólica/ácida. Após desengace total e suave esmagamento procedeu-se à sua maceração e fermentação, com remontagem em cubas de aço inox a temperatura controlada de 26ºC, durante cerca de 8 dias. Quando se atingiu o equilibrio organoléptico pretendido, procedeu-se à suave prensagem das massas. Obtivemos vinhos intensos, elegantes e com expressão do lugar. 
Maturação: Após fermentação malolática os vinhos estagiaram em barricas de 2º, 3º e 4º anos, de carvalho Françês e do Caucaso, durante cerca de 6 meses. Foram submetidos a uma ligeira colagem e filtração, antes do seu engarrafamento.
Guardar: Pode ser consumido 3 meses após engarrafamento, atingindo a sua plenitude de qualidade 2 a 3 anos depois. Após a abertura da garrafa consumir no imediato.
Servir: O Sossego Tinto 2014 deve servido entre 16ºC-18ºC. 
Desfrutar: É um vinho muito versátil dado o seu equilíbrio entre taninos, acidez e fruta. Podendo ser desfrutado sozinho, ou acompanhado, quer por pastas ou carnes brancas, ou por pratos tradicionais mais elaborados.
 

 

Notas de Prova

Cor: Cor muito viva, rubi/violeta. 
Aroma:  No nariz destaca-se o aroma intenso dos frutos vermelhos e alguma presença de madeira, onde estagiou.
Paladar: Na boca tem um ataque suave, com alguns taninos presentes, mas elegantes. Possui uma acidez equilibrada e um final longo.



Ano Vitícola

O ano de 2014 no Alentejo, e concretamente na Vidigueira, apresentou-se de excelente qualidade. Sem praticamente chuva no fim do Verão e durante o tempo de maturação da fruta, a temperatura diurna, poucas vezes ultrapassou os 35ºC. As noites apresentaram-se sempre frescas, típicas da zona, entre os 15ºC e os 17ºC. Estas condições permitiram que as uvas tenham atingido uma madurez de grande qualidade. 

 


Detalhes Técnicos

Álcool: 13,5%
Acidez Total: 4,9 g/l (ácido tartárico)
Açúcar: 2,1 g/l
pH: 3,67
 


Produção Integrada: As uvas utilizadas neste vinho foram produzidas em conformidade com as diretrizes de Produção Integrada de Agricultura Sustentável, tal como definido pela Organização Internacional de Luta Biológica contra Organismos Nocivos (OILB/IOBC): www.iobc-wprs.org/ip_ipm/IOBC_IP_principles.html. O rigoroso cumprimento dessas práticas é certificada por uma organização independente, reconhecida pelo Estado Português.
Consumo Responsável e Qualidade: A Sogrape Vinhos é signatária da iniciativa europeia "Vinho com Moderação", sendo certificada, nas áreas da Qualidade e Segurança alimentar,pelos referenciais mais exigentes a nível mundial.

Inovação e Sogrape Vinhos: A Sogrape Vinhos é uma empresa de cariz familiar e vocação internacional, focada na produção de vinhos de qualidade, na inovação e no desenvolvimento de marcas portuguesas de nível global.

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017