PT
EN

Herdade do Peso Colheita Branco 2015


Informação Técnica


Tipo: Tranquilo

Cor: Branco

Tonalidade: Amarelo citrino

Designação de Origem: Vinho Regional Alentejano

Região: Alentejo

País de Origem: Portugal

O Vinho: Herdade do Peso Vinha do Monte Branco oferece a autenticidade e a paixão imediata dos sabores do Alentejo num vinho refrescante e aromático. A Herdade do Peso é a marca que revitaliza a mais profunda essência da região, trazida à superfície pela ciência e know-how da Sogrape Vinhos. O resultado é a produção de vinhos exuberantes e atrativos, cujos sabores, aromas e cores nos fazem lembrar a vida no seu melhor, tal como a região onde nascem.
Enólogo: Luis Cabral de Almeida

Castas: 100% Antão Vaz

Vinificação: Vinificado na Herdade do Peso, a partir de uvas de talhões selecionados. Após ensaios as uvas foram colhidas no seu ponto óptimo de maturação - aromática/ácida - e transportadas para a adega, em caixas de 18 kgs, onde ficaram durante a noite na camara de frio a 8º. Passadas cerca de 10 horas, deu-se o desengace e prensagem suave. Depois a decantação estática, e ao fim de 24 horas a transfega para a cuba, onde fermentou a 16º durante 21 dias. 15% do vinho fermentou em barricas de carvalho francês.
Maturação: Após fermentação alcoólica os vinhos permaneceram na cuba e nas barricas de carvalho Françês durante cerca de 6 meses. A presença nas barricas aumenta a complexidade do vinho. O lote final foi elaborado com base na selecção qualitativa, resultado de várias provas organolépticas e análises efectuadas durante o estágio. Pretendeu-se quel expressasse a qualidade da casta, bem como as características ímpares da Herdade do Peso. Foi submetido a uma colagem, estabilização e filtração, antes do seu engarrafamento.
Guardar: Pode ser consumido após engarrafamento, atingindo a sua plenitude de qualidade 1 a 2 anos depois.
Servir: Após a abertura da garrafa consumir no imediato. Não necessita de ser decantado. Servir entre 10ºC-12ºC.
Desfrutar: Herdade do Peso Colheita Branco 2015 é um vinho saboroso, ideal para ser servido simples ou como aperitivo. É também um excelente acompanhamento para vários pratos de peixe, algumas carnes brancas e saladas variadas.
 

 

Notas de Prova

Cor: Cor amarela com tons esverdeados muito atrativa.
Aroma: No nariz destaca-se o aroma de flores citinas, ameixa branca e algum pêssego.
Paladar: Na boca tem um ataque suave, com volume, a acidez presente garante um final longo e fresco e a barrica muito subtil aumenta a complexidade do vinho.
 

 

Ano Vitícola

O ano vitícola de 2015, iniciou-se com muita precipitação, evoluindo para condições de Inverno seco e frio. A primavera foi mais seca do que nos anos anteriores, tendo alguma chuva ocasional ajudado ao favorável desenvolvimento da planta. O Verão foi quente e seco. As noites frescas típicas da região da Vidigueira tardaram a chegar, o que obrigou a um trabalho mais minucioso de seleção da fruta para a colhermos na maturação pretendida. No final, os vinhos apresentaram-se muito equilibrados e saborosos.
 

 

Detalhes Técnicos

Álcool: 13%
Acidez Total: 5,1 g/l (ácido tartárico)
Açúcar: 1,6 g/l
pH: 3,2
 


Produção Integrada: As uvas utilizadas neste vinho foram produzidas em conformidade com as diretrizes de Produção Integrada de Agricultura Sustentável, tal como definido pela Organização Internacional de Luta Biológica contra Organismos Nocivos (OILB/IOBC): www.iobc-wprs.org/ip_ipm/IOBC_IP_principles.html. O rigoroso cumprimento dessas práticas é certificada por uma organização independente, reconhecida pelo Estado Português.
Consumo Responsável e Qualidade: A Sogrape Vinhos é signatária da iniciativa europeia ``Vinho com Moderação``, sendo certificada, nas áreas da Qualidade e Segurança alimentar,pelos referenciais mais exigentes a nível mundial.

Inovação e Sogrape Vinhos: A Sogrape Vinhos é uma empresa de cariz familiar e vocação internacional, focada na produção de vinhos de qualidade, na inovação e no desenvolvimento de marcas portuguesas de nível global.

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017