PT
EN

Herdade do Mouchao Tonel Nº 3-4 2008

Castas: Alicante Bouschet.

Método de produção: As uvas da casta Alicante Bouschet provenientes da Vinha dos Carapetos, foram colhidas de acordo com o seu ponto óptimo de maturação para caixas de 20 Kg e imediatamente vinificadas. Sem desengace, a fermentação decorreu em lagares com pisa a pés. Após a fermentação, e face à sua enorme qualidade, o vinho foi trasfegado para os tonéis 3 e 4, de carvalho português, macacaúba e mogno. O estagiou ocorreu durante 24 meses nestes tonéis, mantendo sempre uma qualidade excepcional, que lhe garantiu o seu engarrafamento como Tonel 3-4, o que só acontece em algumas colheitas. O estágio em garrafa teve início no final de 2010.

Clima: Mediterrânico com Invernos frios com a pluviosidade concentrada entre Outubro e Janeiro (a pluviosidade média anual ronda os 700 mm) e Verões quentes, com temperaturas próximas dos 40ºC na altura da maturação.

Solo: Solos pardos mediterrânicos argilo-arenosos; qualidade baixa-média.

 

NOTAS DE PROVA

Cor: A cor é de um granada profundo e intenso.
Aroma: No aroma mostra notas de enorme concentração, com percepções de eucalipto, menta, especiaria e frutos negros.
Paladar: Na boca, a uma macieza inicial, sucede-se uma frescura intensa, um equilíbrio e elegância extraordinários, uma concentração de taninos elevada e uma persistência impressionante. Tudo isto assegura a diferença qualitativa deste vinho e a sua enorme capacidade de longevidade.

 

Informação técnica

Acidez total: 6.90 g/L
pH: 3.47
Açucar residual: 4.50 g/L
Álcool: 14.3%

Quantidade: 8 533 garrafas

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017