PT
EN

Gáudio Licoroso DOC Branco


Sub-região: Vidigueira
Classificação: DOC Alentejo
Clima: Microclima Vidigueira. Clima mediterrânico com grande influência atlântica, assim como uma ligeira continentalidade no período Primavera-Verão.
Solo: Xisto
Casta: 100% Antão Vaz
Produção: 1.521 garrafas
Enólogo: Paulo Laureano



Vinificação

O Gáudio Licoroso tem início no talhão nº 3.1.6. da casta Antão Vaz, talhão esse com características próprias devido à sua localização, ótimas para o desenvolvimento de um fungo muito particular de nome Botrytes Cinera. Após a vindima, as uvas são submetidas à passerillage (processo de desumidificação das uvas), prática secular que visa a obtenção de uvas com elevada concentração de açúcares e compostos aromáticos. São depois desengaçadas e prensadas, e o mosto resultante permanece 24horas a uma temperatura de 8ºC, sendo depois decantado para as barricas de carvalho francês. O início da fermentação começa com o aumento da temperatura do mosto e com as leveduras naturais da própria uva a fim de revelar todo o seu potencial. A densidade e os açúcares são rigorosamente controlados até obtermos o equilíbrio pretendido, terminando assim a fermentação alcoólica com a adição de aguardente viníca envelhecida nas nossas barricas de carvalho francês. É então aqui iniciado o estágio de um ano em barrica, dando origem a este néctar memorável.



Análises

ABV: 18 %
Acúcares Totais: 1 g/dm3
Acidez Total: 3,87 g/dm3 (Ac. Tartárico)
Acidez Volátil: 0,56 g/dm3 (Ac. Acético)
pH: 3,89



Notas de prova

Cor: Ambar.
Aroma: Mostra os aromas quentes e profundos do mel, das compotas de frutas brancas, dos frutos secos e das especiarias.
Paladar: Estruturado, de presença marcante, com um longo e persistente final. Celebre os momentos únicos com Gáudio Licoroso, juntamente com um doce conventual tipicamente Alentejano. Memorável!
Consumo: Após 3 meses de engarrafmento, até 8 anos. Manter em local fresco e seco ao abrigo da luz.
Temperatura de consumo recomendada: 10ºc

 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017