PT
EN

Flor de Maio Branco 2015

 

Região

A Região Demarcada do Alentejo foi fundada apenas em 1988, contudo já existem vestígios da cultura do vinho desde o tempo dos romanos, nomeadamente no uso de talhas de barro, que ainda hoje são usadas. Alentejo significa “para além do Rio Tejo” e é este rio que delimita a região a norte. Esta região plana, de baixa altitude, tem plantações extensas, de várias centenas de hectares de vinha. O calor intenso que aqui se faz sentir no Verão, faz com que as uvas atinjam excelentes maturações, com muita concentração. Os vinhos são muito aromáticos e suaves e já atingiram uma reputação internacional considerável.



Vinhas

Os 60 hectares de vinha seguem o encepamento tradicional com as castas Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah, Trincadeira, Aragonez e Cabernet Sauvignon. A vinha está separada em várias parcelas de grande extensão, plantadas em terreno essencialmente arenoso.



Vinificação

As uvas foram totalmente desengaçadas e imediatamente prensadas em prensa pneumática. O mosto de lágrima foi arrefecido e decantado a baixas temperaturas durante 24h. A fermentação decorreu em depósito inox com controlo de temperatura de cerca 16ºC, durante 3 semanas. Estagiou apenas em inox para preservar todos os aromas de fruta fresca.


Notas de prova

Cor: Cor límpida e transparente.
Aroma: Aroma bem afinado com notas cítricas e algum mineral.
Paladar: Leve floral na prova de boca, redondo, fresco e com uma acidez bem integrada.



Análises

Teor Alcoólico: 12,9% vol.
Acidez Total: 6,4 g/L
pH: 3,28
Açúcares totais: 2,3 g/L
Castas: 60% Antão Vaz e 40% Arinto
Enologia: Carlos Lucas 

 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017