PT
EN

Esporão Private Selection Branco 2014

Conceito 

Este vinho nasce em 2001 com o intuito de desafiar o perfil clássico dos grandes vinhos do Alentejo. Para tal a inusitada casta Semillon plantada em terras do sul é fermentada e maturada em barricas novas de carvalho francês, com o intuito de optimizar o seu potencial. A maturidade da vinha aliada à selecção cuidadosa dos fornecedores de barricas tem vindo a reforçar o registo sólido, rico e complexo deste vinho.

Este ano, desafiámos o artista plástico João Queiroz a ilustrar o rótulo.

Enólogos: David Baverstock e Sandra Alves
 


Informação Técnica

Geologia do Solo: Textura ligeira, natureza franco-arenosa e derivados de granitos.
Castas: Semillon
Idade das Vinhas: 18 anos
Vinificação: As uvas chegam à adega durante a manhã quando a temperatura está mais baixa e são colocadas na prensa pneumática. Os ciclos de prensagens são longos com pressões baixas que permitem extracções cuidadas concebendo um mosto rico. A decantação dos mostos é mais curta do que o habitual o que ajuda a manter a complexidade do meio. A fermentação acontece em barricas novas de 550 litros, de carvalho francês, numa cave com temperatura controlada a 18.ºC.
Estágio: O estágio foi feito sobre a borras de fermentação acompanhado por batonnage, para aumentar a integração entre a madeira e o vinho aumentando a cremosidade e profundidade do vinho.
Engarrafamento: Junho de 2015

 

Análises

Álcool / Volume: 14,5%
Acidez Total: 7,1 g/l
pH: 3,2
Açúcar Redutor: 2,2 g/l
 


Notas de Prova

Cor: Aspecto cristalino, cor palha.
Aroma: Fruta madura de registo tropical em equilíbrio com as notas discretas da tosta da madeira de carvalho francês, num conjunto amplo, complexo e harmonioso.
Palato: Untuoso, rico e elegante, intenso e muito persistente na boca.


 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017