PT
EN

Blog Tinto 2011

Informação Técnica


Classificação: Vinho Regional Alentejano
Castas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Syrah 
Engarrafado: Julho 2013
Estágio: 15 meses em barricas de carvalho francês, metade novas e metade de 2º ano
Idade das Cepas:  13 anos
Enólogo: Susana Esteban 
Vinificação: Em 2011 desfrutámos de um ano ímpar, talvez a nossa melhor vindima, com maturações longas e lentas que as nossas cepas mais velhas, das nossas melhores parcelas, aproveitaram para proporcionar uvas com um equilíbrio exemplar entre acidez e taninos. Vindimámos manualmente para pequenas caixas, a que se seguiu a pisa a pé nos nossos lagares, segundo os métodos mais tradicionais da região. Percebemos, desde o início da fermentação, estar perante um vinho superior. Por opção, para que o vinho não casse demasiado marcado pela madeira, decidimos estagiá-lo em barricas novas e barricas de segundo ano de carvalho francês, privilegiando uma aproximação pouco interventiva, deixando que fossem as vinhas e o terroir a expressar as suas qualidades de forma transparente.
 
 

Notas de Prova


Cor: Cor vermelha rubi concentrada.   
Aroma: Reconforta desde o primeiro instante pela alegria, pela mineralidade, pela fruta sedutora que se reparte entre cerejas vermelhas, groselhas e ameixas, acompanhadas por discretas sensações orais.
Paladar: É um tinto determinado mas suave, profundamente mineral, intenso mas elegante e fresco, com um nal de boca interminável. 

 

Análises


Teor alcoólico:  14,8º vol.
Acidez total:  5,9 g/L
pH: . 3,4

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017