PT
EN

Azamor Petit Verdot 2013


Este lançamento de 2013 marca a oitava vindima do Azamor Petit Verdot. O Petit Verdot, na sua casa de origem em França, é a menos conhecida e plantada das variedades de Bordeaux a qual tradicionalmente perfaz 5% do lote. Na nossa Azamor, para o Petit Verdot, o talhão foi selecionado de modo a garantir as melhores uvas para obter a melhor qualidade desta casta tardia.

 

Informação Técnica

Castas: 100% Petit Verdot

Vindima: O Vintage 2013 começou a 9 de Setembro, foi a colheita mais recente desde 2003. Finalizou a 4 de Outubro. O Petit Verdot foi a última variedade a ser colhida na vindima de 2013 a 3 a 4 de Outubro. A fruta encontrava-se em bom estado, as grainhas crocantes e a uva com boa estrutura. O período de crescimento foi frio e como uma Primavera húmida. Com um “intervalo de tempo” maior e condições de colheita frias, as uvas foram de uma qualidade excepcional e maravilhosamente complexas e equilibradas. Até agora o melhor ano da década. 
Fermentação: O Petit Verdot foi vinificado separadamente em tanques de aço de inox de 5 toneladas durante 4 dias, começando lentamente com uma temperatura à volta dos 21ºC e aumentando progressivamente chegando aos 24ºC. Seguiu-se um período de maceração pelicular e terminou a fermentação em tanques de aço inoxidável. Após a fermentação maloláctica, o vinho foi colocado em barris.

Envelhecimento: O Petit Verdot foi envelhecido durante 12 meses na nossa adega, 35% em barricas de carvalho francês novas e de 2 anos. Os restantes tiveram um estágio em depósitos de aço inoxidável.
Loteamento e Engarrafamento: Loteamento teve lugar em Janeiro 2014 e, o vinho loteado foi engarrafado em Março 2015. 
 


Nota de Prova

Cor: Com uma cor fantástica e vibrante.
Aroma: Excecionalmente elegante, com um aroma delicado e frutado.
Paladar: Suaves sabores de frutos vermelhos e um toque de barricas de carvalho francês. O vinho tem um excelente prolongamento e um final com suaves taninos maduros. 
 
 

Dados Técnicos

Álcool: 14% 
Acidez Total: 5,8gm/l 
pH: 3,56 
                                          


Tendo este vinho sofrido um manuseamento mínimo e ligeiramente filtrado, pode por isso com o tempo criar um depósito natural.

 

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017