PT
EN

Altas Quintas Obsessão Tinto 2007


Informação Técnica


Designação: Vinho Regional Alentejano
Castas: Alicante Bouschet e Trincadeira
Terroir e viticultura: As vinhas Altas Quintas encontram-se num Terroir muito especial. Localizam-se a 600 metros de altitude, num planalto que se desenvolve de uma forma única, em plena Serra de São Mamede. A altitude, as condições do mesoclima desta zona e os solos de médio potencial produtivo tornam este local tão especial. A vinha é conduzida dentro de um programa de protecção integrada. As uvas de Alicante Bouschet e Trincadeira para este vinho foram colhidas manualmente de talhões de baixas produções, para caixas de 20 Kg. O transporte foi feito de forma rápida para a adega. Fez-se a selecção de cachos e bagos à entrada da adega. O Obsessão só é lançado em colheitas de Excelência!
Vinificação: Fez-se maceração pré-fermentativa a frio, seguida de fermentação a temperatura controlada, em balseiros de carvalho francês; seguiu-se uma maceração pós-fermentativa de 3 meses. Todo o vinho estagiou em barricas novas de carvalho francês durante 20 meses. Depois do engarrafamento, seguiu-se estágio em garrafa.


 

Notas de prova

Cor: Vinho de cor granada muito intensa. 
Aroma: Com um bouquet muito complexo e intenso, onde se encontram notas de frutos pretos, especiarias, chocolate negro, charuto e tosta.
Paladar: Na boca, revela a frescura oriunda do Terroir, equilíbrio, uma estrutura muito marcante e persistência.
Sugestões de consumo: Pode acompanhar pratos com muita complexidade. Aconselha-se temperatura de serviço de 16 ºC.
 


Análises

Teor alcoólico: 14%
Acidez total: 5,9g/l
pH: 3,5
Enologia: João Lourenço e equipa
  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017