PT
EN

Adega de Borba Grande Reserva

Castas: Trincadeira e Alicante Bouschet

Solos: Xisto

Elaboração: A excelente qualidade das uvas da vindima de 2009, permitiu à Adega de Borba, pela segunda vez, produzir uma edição limitada do vinho “Rótulo de Cortiça” com o designativo Grande Reserva. Este vinho foi elaborado a partir de uvas das vinhas mais antigas da região de Borba, com duas das castas mais emblemáticas e representativas da região, a Trincadeira e o Alicante Bouschet, instaladas em solos de xisto.

Vindima manual, uvas desengaçadas e fermentadas com controlo térmico em lagar de inox de pequeno volume com pisa mecânica moderada. Fermentação maloláctica em barricas novas seleccionadas de carvalho francês em ambiente climatizado.

Estágio: Estágio em tonel novo para integração vinho-madeira, de 18 meses. Após uma filtração suave, o vinho foi engarrafado e descansou para afinamento durante 12 meses em cave.



Características Físico-Químicas

Teor Alcoólico: 14,5% vol.
pH: 3,40
Acidez Total: 6,40 g/l
SO2 Total: < 120 mg/l
Extracto Seco: 32,0 g/l
Acidez Volátil: 0,70 g/l



Perfil Organoléptico

Aspecto Visual: Cor granada com nuance vermelha.
Aspecto Olfactivo: Boa intensidade aromática, com destaque a frutos do bosque, chocolate, tabaco e tosta.
Aspecto Gustativo: Sabor macio, com frescura, textura de taninos fortes e untuosos a frutos pretos e especiarias. Final sedoso, prolongado e persistente de grande elegância.

Como servir: Temperatura de 15-17ºC.

Gastronomia: Em acompanhamento de pratos elaborados de carne (porco preto, vitela alentejana e caça de pelo), doces. Este vinho pode ser consumido de imediato, de preferência, poderá também deixá-lo estagiar pelo menos 15 anos.

  Partilhar
  Vinhos
Ver Produtor       
Vinhos do Alentejo 2017