PT
EN
  Notícias  
14.10.2016
Vencedores “Melhor Restaurante Mediterrânico 2016”


A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e a Casa do Azeite  anunciaram os vencedores do Concurso “Melhor Restaurante Mediterrânico 2016”. 
 
Vencedores:

Diploma de Ouro / Excelência - À Terra (Vila Monte Farm House)

Diploma de Ouro - 5 Amêndoas Restaurante (Évora)

Diploma de Prata - Restaurante Antiqvvm (Porto) e Restaurante Cimas (Estoril)

Diploma de Bronze - Restaurante Hotel Albatroz (Cascais) e Dom Joaquim (Évora)

Numa iniciativa em prol da dieta mediterrânica como arte de viver, estas duas entidades desafiaram todos os restaurantes do país a concorrerem ao “Melhor Restaurante Mediterrânico” apresentando as suas melhores receitas tendo por base este tipo de dieta. 

Os vencedores foram selecionados de entre um conjunto de finalistas que foram visitados pelo júri, sob a forma de anonimato, de forma a avaliar a qualidade do menu preparado (entrada, prato e sobremesa), o serviço e a capacidade de informar os clientes sobre os produtos dos parceiros envolvidos e os principais conceitos e vantagens da dieta mediterrânica.

Um dos critérios de avaliação do concurso era que os menus de degustação combinassem vinhos e azeites em pratos que cumpram os parâmetros definidos na dieta mediterrânica. O concurso esteve aberto à participação de restaurantes de todo o país.  

O anúncio dos vencedores do “Melhor Restaurante Mediterrânico” foi realizado em cerimónia pública integrado no programa da “Grande Prova Mediterrânica – Azeites e Vinhos do Alentejo”.


O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (46,4%) quer em valor (45,0%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG. Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 20 670,68 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 14 698 hectares.
_____________________________________________________
Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.
É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua actividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.
  Voltar
  Partilhar
Vinhos do Alentejo 2017