PT
EN
  Notícias  
04.04.2018
Parceria entre CVRA e CEBAL pretende um Sector Vitivinícola mais tecnológico e sustentável

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) assinaram recentemente um protocolo de cooperação, com o objetivo de unirem valências e esforços para tornar o setor vitivinícola mais tecnológico e alavancar o desenvolvimento sustentável mais efetivo e alinhado a nível económico, social e ambiental.

Esta colaboração surgiu das várias interações de trabalho que ocorreram no âmbito de projetos que cada entidade promove e que se focam na temática da sustentabilidade ambiental.

O Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), projeto desenvolvido pela CVRA em parceria com a Universidade de Évora, é uma abordagem inovadora em Portugal com o objetivo de apoiar os produtores de vinho na melhoria do desempenho ambiental, social e económico da sua atividade e, dessa forma, aumentar a competitividade dos vinhos da região nos mercados mundiais e afirmar a marca Alentejo nos mercados interno e externo.

Pelo lado do CEBAL, o projeto de transferência de tecnologia, TeCMeM – Tecnologia de Membranas em Movimento, que visa a divulgação e transferência do conhecimento científico e tecnológico, na área da tecnologia de separação por membranas, com particular enfoque no tratamento e valorização de águas residuais de indústrias agroalimentares da Região Alentejo.

Estes projetos criaram o mote para o avanço de uma colaboração mais concreta. A implementação de práticas sustentáveis, a valorização dos produtos vitivinícolas, o desenvolvimento tecnológico e inovação no sctor, aliados à formação e atualização de conhecimentos, são, em linhas gerais, o propósito desta parceria entre a CVRA e o CEBAL.

 
  Voltar
  Partilhar
Vinhos do Alentejo 2018