PT
EN
  Notícias  
17.10.2016
A Viticultura para espumantes | Ciclo Formativo

VINIDEAs, em colaboração com a rede internacional VINIDEANET, está a organizar um Ciclo Formativo dedicado ao Vinho Espumante
 
 
CICLO FORMATIVO ∙ VINHO ESPUMANTE | NOV de 2016 a FEV de 2017
 
Ao longo dos últimos anos, o sucesso comercial do vinho espumante inspirou os produtores de todo o mundo a envolverem-se na produção deste vinho elegante, festivo e complexo, e a querer conhecer profundamente todas as vertentes, desde a uva até ao comportamento fugaz e marcante do desprendimento de uma bolha de espumante. Nem sempre os resultados são os esperados… independentemente do método utilizado, a elaboração de um vinho base é muito específica, muito diferente da elaboração de um vinho branco. Múltiplos são os aspetos técnicos ligados à produção de espumante que merecem grande atenção, assim como uma constante atualização da evolução tecnológica. 

I PARTE : 

CURSO PRÁTICO | A VITICULTURA PARA ESPUMANTE 

No âmbito do ciclo formativo para o vinho espumante, este curso contribui para aprofundar os aspetos vitivinícolas em particular. Tem como objetivo sensibilizar os participantes para os critérios a serem seguidos na produção de uvas adaptadas à elaboração de vinho espumante de qualidade. A expressão aromática das uvas é fundamental, uma vez que a “prise de mousse” salienta as características aromáticas do vinho de base, sendo particularmente desejável evitar por um lado os aromas herbáceos, mas também uma expressão muito marcada dos aromas varietais. 

ORADOR: Guillaume BERLIOZ, consultor e gestor vitícola Sarl Berlioz (Champagne - França), ex-responsável de viticultura do grupo Moet et Chandon de Champagne e Hennessy de Cognac.
 
Clique aqui para descarregar o programa. 

DATA e LOCAL: 
15 de novembro de 2016, ATEVA - Évora 
16 de novembro de 2016, Museu do Vinho da Bairrada - Anadia 

Inscrições e mais informação em: www.vinideas.pt www.infowine.com


O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (46,4%) quer em valor (45,0%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG. Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 20 670,68 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 14 698 hectares.
_____________________________________________________
Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.
É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua actividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.
  Voltar
  Partilhar
Vinhos do Alentejo 2017