PT
EN
Dona Dorinda Organic Wines

Quinta

Deixando Évora para trás e guiados pelo aqueduto rumo a Arraiolos, tendo o convento da Cartuxa como um bom presságio, viramos à direita para encontrar uma quinta com nome de Santa, A Quinta de Nossa Sra. da Conceição.

Junto ao edifício principal de traça setecentista (remodelado em 2006 pelos actuais donos), encontra-se a antiga capelinha que nos recebe e que é hoje uma acolhedora loja e local de provas de vinho. Pelos restantes 23 hectares da quinta convivem uma vinha, montado, estufa, horta e criação animal. Elementos que fazem o diálogo entre a história, o engenho humano e a natureza, tudo de produção biológica organicamente certificada, segundo as regras norte-americanas e europeias. Num dos pontos mais altos do terreno foi implantada a pequena vinha circular de 3,5 hectares, ponto de partida deste projecto alentejano.

 

Objectivos

Inspirados pela forte presença romana na região, quisemos celebrar os antigos métodos de produção: através de manejo orgânico do nosso solo, o tratamento das videiras, o aproveitamento de água e a pecuária de carácter regional abraçamos uma abordagem heurística do projecto biológico. Tentamos enriquecer de formas naturais os nossos solos e que isso se reflicta no crescimento das videiras, do montado, das horto-frutícolas e dos animais que criamos.

O calendário solar, a lua e os planetas têm ditado o plantio e a colheita por milénios, onde preferimos lembrar e usar métodos e calendários históricos em vez de produtos químicos. A pequena escala da nossa quinta permite-nos controlar milimetricamente todos os nossos produtos, e ao valorizarmos o empenho das pessoas que estão connosco, sabemos que em cada cacho colhido vem o calor de alguém que faz do nosso vinho um produto especial.

 

Castas Seleccionadas

Apesar de grande variedade de castas nacionais, a nossa escolha recaiu predominantemente sobre a casta tinta Syrah, sendo a nossa vinha composta por 85% de Syrah e 15% de Viognier.

A Syrah é a 10ª casta mais plantada em Portugal e o sucesso no Alentejo deve-se à sua resistência aos calores do Verão e rigores do Inverno a que esta casta responde positivamente. Os solos quentes da região fazem com que o produto resultante seja de um vermelho forte, de maturação tardia e potencial aromático complexo, de aroma intenso a frutos silvestres, com notas de especiarias e folha de tabaco, muito ricos em taninos. A riqueza tanínica, a pujança e a amplitude dos vinhos tornam-nos vinhos de guarda.

 

Enoturismo

Agendar uma visita e passear pela propriedade é a melhor forma de conhecer este projecto. Com as simpáticas explicações do Victor, é possível compreender como as diversas áreas se articulam harmoniosamente para um resultado excepcional.

  Partilhar
Contactos
Quinta Nossa Senhora da Conceição - Estrada de Arraiolos
7000-744 Évora

T.(+351) 961 700 460
F.(+351) 266 747 276

victor@donadorinda.com
Ver Website         Ver Produtor       
Características
  • Visita às vinhas
  • Visita às caves
  • Prova de vinhos
  • Prova de vinhos com marcação prévia
  • Espaço exterior
Vinhos do Alentejo 2017