Vinha e Vinho
Produtores
CVR Alentejana
Enoturismo no Alentejo
Prova de Vinhos
Concursos e Pontuações
Imprensa
Notícias
Vídeos
Consumo Moderado

Pesquisa

Área Reservada

Newsletter



Grande Prova Mediterrânica | Azeites e Vinhos do Alentejo
2014-10-22

Grande Prova Mediterrânica | Azeites e Vinhos do Alentejo

Mais de 9.500 pessoas visitaram a sexta edição do evento “Grande Prova Mediterrânica – Azeites e Vinhos do Alentejo”, que aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro no CCB, e que contou com a presença de 40 azeites e mais de 400 vinhos do Alentejo, de um conjunto de 94 produtores.

A organização foi da responsabilidade da CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e da Casa do Azeite, onde o objetivo é fomentar o contacto direto entre produtores, consumidores e restantes agentes envolvidos no universo do Azeite de qualidade e dos Vinhos do Alentejo.

É com grande satisfação que assistimos a uma consolidação deste evento, que consta já da agenda anual de um bom número de apreciadores e que vai alargando o seu impacto todos os anos junto de novos consumidores dos Vinhos do Alentejo”, explica Dora Simões, Presidente da CVRA.

“O reforço da parceria com a Casa do Azeite revelou ser um sucesso. O “Bar do Azeite” teve bastante adesão e deu ao evento um caracter mais completo, ao juntar elementos da gastronomia aos Vinhos do Alentejo, associando dois produtos complementares que fazem parte da base da alimentação mediterrânica”. Conclui Dora Simões.

As provas comentadas e as conversas sobre o vinho estiveram sempre lotadas o que revela um maior interesse por parte dos nossos visitantes sobre estes temas. Animação e música ao vivo não faltaram ao evento, que contou com a participação de André Sardet e João Só.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (44,9%) quer em valor (46,7%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG. Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21 970 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 11 371 hectares.

CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua actividade é financiada através da venda dos selos de certificação que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.

www.vinhosdoalentejo.pt



        
Notícias